• Içara realiza caminhada de conscientização à erradicação do trabalho infantil

Içara realiza caminhada de conscientização à erradicação do trabalho infantil

08 Jun, 2016 00:00:00 - Geral

Içara (SC)

A Prefeitura de Içara por meio do Programa de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda realiza pela primeira vez no município a caminhada em prol a sensibilização e conscientização no combate da mão de obra de crianças e adolescentes. O evento será feito no dia 9 de junho, com saída às 8h30min do Paço Municipal e encerramento na Praça da Juventude Fernando Pacheco.

 A iniciativa vem em alusão ao Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 deste mês. Neste ano, a campanha abordará a participação dos pequenos nas cadeias produtivas. Segundo a coordenadora do PETI, Rita de Cássia Jaques, a discussão do tema quer dar visibilidade às atividades desempenhadas por menores em diversos setores. “Notamos que em inúmeros lugares crianças e adolescentes ocupam linhas de produção, principalmente na agricultura e na informalidade, entretanto, em muitas situações, o trabalho também está presente na produção de bens e serviços comercializados em escala internacional”, colocou.

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), relata que este não é um fenômeno restrito ao Brasil, embora seja mais recorrente nos países em desenvolvimento. Conforme os dados mais recentes existe uma redução do problema, mas ainda se estima que 165 milhões de pessoas entre 5 e 14 anos de idade trabalhem, sendo que 74 milhões estão expostos a atividades perigosas. No país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) aponta que cerca de 4,5 milhões de cidadãos com média de idade de 5 e 17 anos estão em situação de trabalho, sendo 993 mil entre 5 a 13 anos. 

 

“A partir da interpretação dos dados brasileiros foram escolhidas as cadeias produtivas de vestuário, avicultura e construção civil, para ilustrar a campanha deste ano que exemplificam algumas concentrações de mão de obra”, frisou a coordenadora. Ainda segundo ela, existem especificidades e características regionais que precisam ser consideradas em outros setores.

 

Para este ano, o programa conta também com a parceria da Secretaria de Educação. Ciência e Tecnologia, escolas estaduais e particulares, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), Conselho Tutelar e outros serviços da sociedade.

 

As denúncias de trabalho infantil devem ser feitas pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia e Rede de Apoio à criança do município.

 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança