• Içara realiza ação alusiva ao Dia Nacional de Combate a Dengue

Içara realiza ação alusiva ao Dia Nacional de Combate a Dengue

10 Nov, 2016 11:30:49 - Saúde

Içara (SC)

A Vigilância Epidemiológica de Içara realiza neste sábado, 12, mais uma ação no combate a dengue. Desta vez, a iniciativa será feita em alusão ao Dia Nacional de Combate a doença, na Praça da Matriz São Donato, das 9h às 16h. 

A data é lembrada no penúltimo fim de semana do mês de novembro (lei nº 12.235 de 19 de maio de 2010), mas o município optou pela realização antecipada por conta do horário estendido do comércio. O dia busca alcançar ainda mais pessoas, aproveitando a movimentação na área central da cidade.

Ao longo do dia serão distribuídos materiais educativos sobre orientações do programa de combate a endemias. Da mesma forma, utensílios para mostrar como funciona a armadilha estarão a disposição para conhecimento da população. “Esta ação é importante para marcar o início do período de calor, onde as atividades de prevenção junto à população são intensificadas. Ainda hoje, apesar da divulgação, muitas pessoas não tem conhecimento dos focos encontrados na região e dos cuidados", colocou a colocou a enfermeira Laura Maté.

Como funciona o programa de endemias?

O Programa de Controle de Endemias de Içara conta com seis agentes, que realizam visitas semanais nas 208 armadilhas instaladas no perímetro urbano da cidade. Os profissionais também visitam quinzenalmente 53 pontos estratégicos cadastrados (ferros-velhos, borracharias, cemitérios, floriculturas e outros). 

Segundo Laura, quando alguma situação irregular é detectada e mesmo após orientação não é resolvida, a Vigilância Sanitária do município é acionada para garantir o cumprimento da lei estadual 15.243/2010 que dispõe sobre a obrigatoriedade dos locais adotarem medidas para evitar criadores. “As armadilhas são instaladas a cada 100, 200 ou 300 metros, preferencialmente em comércios ou locais com maior risco de focos, como transportadoras e empresas que possuem caminhões que viajam para outros estados”, declarou.

Ainda conforme a enfermeira, quando ocorre um foco do mosquito, é feita um inspeção em um raio de 300 metros em volta do mesmo. A medida auxilia na verificação da presença de larvas, eliminação de depósitos de água, tratamento de água parada e também orientação.

Para auxiliar ainda mais neste trabalho, todas as agentes comunitárias de saúde do município receberam capacitação para orientar a população sobre a limpeza dos pátios das casas e locais com risco para acúmulo de água durante suas visitas mensais. As denúncias podem ser feitas através da Ouvidoria SUS - 3461-3707, onde serão encaminhadas para os setores responsáveis. 

Casos de dengue na cidade

Somente em 2016 já foram identificados 53 focos em Içara. Os casos apareceram nos bairros Cristo Rei, Raichaski, Jussara, Barracão, Presidente Vargas e Liri. Em relação a doença, 11 casos suspeitos de dengue foram notificados, mas todos tiveram resultados negativos.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE