• Içara poderá ter uma nova Rota Cultural denominada Santuário das Abelhas

Içara poderá ter uma nova Rota Cultural denominada Santuário das Abelhas

08 Jun, 2020 19:07:00 - Geral

Içara (SC)

A criação da Rota Cultural Santuário das Abelhas foi apresentado pelo vereador Lauro Nogueira (PT), via projeto de lei, protocolado na Câmara Municipal de Içara (SC), na última sexta-feira (5/6), Dia Internacional do Meio Ambiente.  

A proposta é implantar a rota cultural em aproximadamente 8 km, da Rua Linha Três Ribeirões com início no limite do município de Criciúma (SC) até o  final no bairro Esperança, como forma de preservar as abelhas.

Nogueira explicou que a região sugerida para a criação da Rota Cultural é onde está instalada uma das maiores empresas de mel do País, além das primeiras famílias do município que iniciaram na apicultura, e sendo propícia para o plantio de árvores que atraem e alimentam as abelhas. “As família Benincá e Casagrande ainda residem neste trecho, outro ponto levando em consideração é que em quase toda a sua extensão possui condições de se plantar arbustos e plantas melíferas que florescem no verão e inverno”.

O edil petista acrescentou que a rota também possui potencialidade para abrigar um museu do mel no futuro. “Esse espaço poderá fornecer informações turísticas e fomentar produtos relacionados ao mel e abelhas”.

De acordo com o projeto os arbustos e árvores que foram plantadas na extensão devem ser melíferas, conforme consta lista disponibilizada na Fundai (Fundação Municipal de Meio Ambiente de Içara) e Associação de Apicultores de Içara.

Empresas e entidades interessadas em contribuir com o paisagismo dessa rota cultural poderão realizar publicidade nos logradouros públicos, conforme Lei Nº 4.474, de 18 de dezembro de 2019.

“Existe apenas dois santuários públicos deste tipo no mundo e ainda somos a capital catarinense do mel, e necessariamente também temos que nos responsabilizar pela vida das abelhas, sem elas, não nos justifica esse título estadual”, salientou o vereador Lauro Nogueira.

O projeto de lei foi lido em plenário na sessão ordinária desta segunda-feira, e segue para tramitação nas comissões permanentes da Casa.  

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE