• Içara organiza edição 2016 do “Arte Provoca Arte”

    Esta é a oitava vez que ocorre o evento tradicional na cidade.

Içara organiza edição 2016 do “Arte Provoca Arte”

27 Jun, 2016 00:00:00 - Variedades

Içara (SC)


Com o objetivo apresentar para população içarense os trabalhos artísticos realizados em sala de aula, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia realiza entre os dias 28 de junho e 1º de julho o “Arte Provoca Arte”. A oitava edição do evento buscará analisar aspectos importantes da sociedade por meio da exposição do ensino fundamental, na sede do Departamento de Fomento à Atividades Inclusivas (FAI), na Praça da Juventude Fernando Pacheco, das 8h30min às 16h30min.

No decorrer das edições a equipe de arte educadores da rede municipal de ensino, reuniram-se para definir o tema com materiais e as linguagens artísticas a serem expostas. A iniciativa valoriza os trabalhos realizados nas instituições de ensino e todos passam pela aprovação do grupo que se reúne quinzenalmente nos meses que antecedem o evento.

“A cada ano vamos aperfeiçoando os trabalhos expostos, tendo em vista que tudo é decidido em conjunto, para assim, unirmos nossas experiências com as ideias novas trazidas pelos jovens professores. Estamos sempre abertos ao diálogo e receptivos ao novo e o resultado é extraordinário” colocou a coordenadora pedagógica de artes, Lilian Rosane Philippi.

Para a professora Lourdete Bitencourt Gonçalves, o Arte Provoca Arte vem se reinventando e irá dar um olhar diferente à sociedade. “De forma positiva queremos trabalhar a crítica sobre a arte e os meios de sua representação, bem como trazer uma experiência estética que provoque um olhar analítico, interrogativo e interpretativo”, ressaltou.

Já as professoras Gabriela Luciano e Mariana Dal Molin destacaram o envolvimento dos estudantes para que tudo saia da melhor forma. “Durante as aulas de artes os alunos tiveram contato com imagens de diferentes obras mundiais. Após apreciar, dialogar e refletir tiveram o desafio de dar vida as telas. O resultado dessa experiência que une as artes visuais e o teatro, refletiu a criatividade, emoção e ousadia dos nossos alunos”, comemoraram.

A secretária de educação Jaqueline dos Santos, frisou a importância do espaço para a arte. “Nós respiramos arte diariamente e um momento como este vem ao encontro de valorizar isto. Iremos reunir ao longo dos dias trabalhos como fotos, releituras vivas, representação cênica, teatro, musical e outros que irão encantar e trazer o talento dos alunos”, enalteceu Jaqueline.

Para agendamento de visitas de escolas é necessário o contato pelo e-mail artes@icara.sc.gov.br.

 

Programação:

 

Dia 28/06/16

Abertura: 8h30min

Visitação:

08h30min às 11h30min

13h30min às 16h30min

 

Dia 29/06/16

Visitação:

08h30min às 11h30min

13h30min às 16h30min

 

Dia 30/06/16

Visitação:

08h30min às 11h30min

13h30min às 16h30min

18h30min às 21h30min

 

Dia 01/07/16

Visitação:

08h30min às 11h30min

13h30min às 16h30min

 

Quermesse Étnica Escolar será ação paralela ao evento

        

Durante os dias da exposição, acontecerá no local a primeira Quermesse Étnica Escolar, a ação é desenvolvida por meio do trabalho realizado pelo projeto Etnia na Escola, que contempla as etnias açoriana, afro, italiana e polonesa.


Segundo Lilian a programação cultural inclui danças e a venda de culinária típica. “O nosso objetivo é mostrar o que os alunos aprenderam como a história dos colonizadores, sua crença, vestimentas, dança, religiosidade, música, canto e outros que destacam a alegria das crianças em cultivar as histórias dos antepassados”.


A diretora Andrea Peroni, trabalha com a cultura polonesa e relata a dedicação dos alunos. “Eles possuem um grande interesse e amam o que fazem. Alguns de nossos ex alunos, mesmo mudando de escola, voltam uma vez na semana para continuar no grupo”, ressaltou.  


Atualmente participam do projeto as escolas municipais Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Maria Barcelos Puzinski, Ignácio João Monteiro, São Rafael, Paulo Rizzieri e José Fernandes.


As Apresentações de dança e canto, serão realizadas a cada meia hora, entre as 08h30min e 11h30min e das 13:30h às 17h30min.  No dia 30, durante a noite, as apresentações ficarão sob a coordenação da Fundação Cultural de Içara (FCI).  “Temos o intuito de mostrar para os içarenses a história e valorizar as raízes do nosso povo e com isso, querermos também provocar a pensar em outros eventos para mostra nossa cultura étnica, pois acreditamos que multiplicando o conhecimento sobre os nossos antepassados na infância é que consolidamos um futuro promissor”, analisou o presidente da FCI, Daniel Loch.

 

Na sexta-feira, 1, haverá a escolha da mais bela polonesa, às 14h. O momento será feito em parceria também com a FCI e com a Associação Polskie Sila (Força Polonesa), onde irão concorrer as candidatas das escolas da rede municipal e estadual de ensino. Além da polonesa, o evento conta com o apoio das associações afro, italiana e açoriana.


Programação da Quermesse:

 

Dia 28/06: Cultura Afro

Dia 29/06: Cultura Açoriana

Dia 30/06: Cultura Italiana

Dia 01/07: Cultura Polonesa

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança