• Içara Nossa Terra Nossa Gente (226)

Içara Nossa Terra Nossa Gente (226)

29 Set, 2017 09:14:12 - Colunistas

Eu sempre gosto de estar entre alunos, especialmente os alunos do Ensino Fundamental. Gosto da inocência das crianças, do amor verdadeiro que elas mantem com as pessoas que confiam e que admiram.

Creio  que  nós só temos o que somos, e isso ninguém pode nos tirar. Todos os outros  bens materiais são vulneráveis ao tempo, aos sinistros, ao valor de mercado e até passiveis de perdas com a morte. Mas o que somos é um bem tão real que passa a ser valores em todas as etapas de vida. Porém só quem tem consciência do valor de ser, antes do valor de ter pode entender isso na sociedade em que vivemos. E como os valores nos são repassados em nossa formação familiar, entendo o orgulho de nossos ancestrais pela cultura de origem açoriana,  por nossos valores familiares. 

Mas estar entre os alunos do Colégio Cristo Rei, na ultima sexta-feira, dia 22 de setembro, na abertura da feira cultural, foi muito bom. O convite foi feito à Academia Içarense de Letras e Artes (Aila), e a Professora Iêde Cardoso dos Santos nos inscreveu. Como educadoras e escritoras, amamos estar entre livros e crianças. Especialmente eu que havia estado com os alunos da Professora Iana Silveira Brígido em um momento doProjeto Pedagógico, falando sobre a Içara (SC) de ontem e de hoje. Na oportunidade as crianças me falavam seus sobrenomes de origem esperando, com os olhinhos brilhando de curiosidade, que eu soubesse a procedência étnica. 

Foi muito gostoso estar com elas novamente na abertura da feira cultural e visitar o estande com os materiais que  produziram em sala de aula. Entre índios e europeus, chamava  atenção a exposição de artefatos usados no trabalho dos colonizadores içarenses. E as crianças nos conduziam pelo estande falando  com desenvoltura e conhecimento de uma época atemporal a sua idade.  Percebia-se o assunto bem conduzido pela professora e assimilado pelo aluno. Muito bom!! São momentos como esse que percebemos a riqueza de ser professor, independente a qualquer valorização social.

Obrigada professora pelo convite, obrigado alunos pelo trabalho lindo que fizeram sobre Içara (SC), Nossa Terra e Nossa Gente. Os trabalhos foram grandiosos como cada um dos trabalhos apresentados. É na culminância de um projeto que percebemos como são ricos os trabalhos didáticos de nossas escolas.  A ACAI agradece aos professores, orientadores e gestores a alegria de partilharmos esse dia com o C.C.Rei. 

Até a próxima semana com mais assunto de Nossa Terra e de Nossa Gente.

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


Cooperaliança