• Içara Nossa Terra Nossa Gente (223)

Içara Nossa Terra Nossa Gente (223)

17 Out, 2017 10:18:59 - Colunistas

Nada é tão confortador quanto escutar uma homilia bem estruturada em um domingo, dia do Senhor. Quando o pregador viaja entre as leituras, o salmo e o Evangelho e ainda engaja a sua fala com o assunto que o povo espera, isso é uma grande ensinamento, com certeza. A Palavra à luz da reflexão e do entendimento abre portas para a sabedoria, independente de qualquer formação escolar.

Domingo fui até a comunidade de Lombas, mais precisamente a comunidade de Santa Edwiges, por ser esta a padroeira daquela localidade. O Bispo Dom Jacinto Inácio Flach se fez presente e deu a bênção à pedra fundamental da capela, que será ali edificada. Um gesto solene e de muita expectativa pelas pessoas da localidade e de todos os lugares que se fizeram presentes. Depois, em procissão, o povo caminhou para as barracas que estavam organizadas para a missa e para a confraternização costumeira de uma festa, o almoço de domingo.

A comunidade está ha alguns anos se preparando para a igreja que dará altar a Santa Edwiges, a Santa sugerida por Padre Silvestre Junkes e acatada pela comunidade de Lombas. As missas aconteciam no centro Comunitário Arino Jovino Fernandes, as margens da SC 445. Ali foi o local que nasceu a ideia da construção da capela. Mas como não houve como adquirir um espaço maior e que desse condições de estacionamento e outras necessidades de uma capela, acabou sendo construída a sua esquerda, também denominada Lombas, mas cortada pela SC 445, parece ser outra localidade. Um ótimo local com uma vista espetacular. Segundo o Bispo, rodeada de coxilhas, o local agrícola cedeu um terreno dos mais bem localizados. São doadores do terreno a Cecilia Fernandes Lima e os herdeiros de José Ângelo do Nascimento, aos cuidados de Vagner Custódio do Nascimento, um dos filhos.

O dia ensolarado e o céu azul contrastava com a verdura das lavouras ao redor do terreno que havia sido aplainado e revestido com areão. Segundo o Bispo, um carinho da administração municipal de Içara, agradecida diversas vezes pelo reverendo. Inclusive em sua homilia, o Bispo relatou um fato doloroso onde ele teve que fechar as portas de uma igreja, em Praia Grande, porque o povoado foi diminuindo e acabou despovoado. Para o evento final vieram os moradores que já haviam se retirado e moravam em outras localidades. Mas vieram testemunhar o valor da igreja local em seu tempo com as celebrações religiosas, os Sacramentos ali recebidos e as saudades da história de vida ali construída.

São fatos ainda desconhecidos para nós. Mas pode acontecer. Tomamos por base as escolas. Lombas foi nucleada para Sanga Funda. A Escola de Ensino Fundamental Ângelo Lodetti abriga hoje o CEI. As famílias encolheram e há poucas crianças para manter uma escola em funcionamento. Então nuclear escolas menores para construir centros maiores de educação é uma forma de trabalhar com mais recursos econômicos, mais assistência e recursos humanos mais preparados.

E como hoje a população adulta cresce pelas possibilidades de vida mais prolongada, há a necessidade espiritual mais acessível às pessoas de mais idade. Construir capelas é colocar desafios salutares a população. E Lombas está preparada para esse desafio; dar orago a sua Padroeira e intercessora. Um gesto muito nobre da comunidade. Parabéns comunidade de Lombas!! Que Santa Edwiges derrame poderosas graças, e os proteja com seu manto de mãe.

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


JInews