• Içara inicia a terceira entrega de kits de alimentos para alunos em vulnerabilidade

Içara inicia a terceira entrega de kits de alimentos para alunos em vulnerabilidade

13 Ago, 2020 20:29:57 - Geral

Içara (SC)

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, iniciou nesta semana a terceira entrega de kits de alimentos para os alunos em situação de vulnerabilidade do município. Nesta etapa, serão 1.084 alunos que receberão o kit. Além dos alimentos, oriundos da agricultura familiar, os alunos e suas famílias receberão mudas de ora-pro-nóbis.

Nos kits, são encontrados frutas, verduras, hortaliças, ovos, lombo suíno ou tilápia e aipim congelado. “Como nas últimas entregas, adquirimos produtos da agricultura familiar local para preparar os kits, e usamos o que ainda havia no estoque das escolas”, destacou a Secretária de Educação, Gerusa Bolsoni. O kit para um aluno custa aproximadamente R$ 70, e deve garantir a oferta de frutas in natura e hortaliças, como a recomendação do FNDE.

“Quando o familiar do aluno receber o kit, ele ganhará uma muda de ora-pro-nóbis com as informações e algumas receitas já utilizadas na alimentação escolar da rede de ensino de Içara. Oportunizando isso, estamos levando um pouco do cotidiano escolar para o lar de nossos alunos”, frisou a secretária.

Benefícios

O ora-pro-nóbis, faz parte da Alimentação Escolar no município de Içara desde o início do ano letivo de 2018, quando as unidades escolares iniciaram o seu cultivo em suas hortas ou jardins. “É uma hortaliça muito nutritiva, rica em proteínas, fibras, vitamina A e minerais, como cálcio, magnésio, ferro e zinco” explica a nutricionista Rúbia Raupp.

As folhas do ora-pro-nóbis podem ser consumidas de várias formas, acrescentadas na preparação de bolos, pães, sucos, sopas, em todas as preparações salgadas, pois não altera o sabor final.

Para disponibilizar as mudas de ora-pro-nóbis aos alunos, o apoio da Epagri e do Horto Municipal foram fundamentais. “A parceria entre a Epagri e a Alimentação Escolar de Içara, é de longa data, e rende ações que privilegiam o uso de alimentos da agricultura familiar local na alimentação escolar, bem como, a crescente aquisição das hortaliças orgânicas”, lembrou a nutricionista Carolina Moriconi.

Até o momento, foram destinados em torno de 30% de todo o recurso anual do PNAE para a aquisição de alimentos da Agricultura Familiar. Em 2019, essa porcentagem chegou a 82%.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança