• Içara está em 1º lugar no Estado no Ranking da Transparência do MPF

Içara está em 1º lugar no Estado no Ranking da Transparência do MPF

08 Jun, 2016 00:00:00 - Política

Içara (SC)

A Administração de Içara comemorou na tarde desta quarta-feira, dia 8, a notícia divulgada pelo Ministério Público Federal, do novo Ranking Nacional da Transparência. O município está dividindo a liderança do ranking com outras 19 cidades de Santa Catarina que atingiram nota máxima. Na primeira análise dos portais, em 2015, Içara estava com 8,4, e na segunda, realizada este ano, aparece com 10.

 O resultado foi obtido pelo projeto, que é patrocinado pela “Câmara de Combate à Corrupção” do MPF. Para o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, os números são fruto de um trabalho sério e de uma Administração comprometida com o que é público. “Zelamos sempre pelo cumprimento de todas as obrigações. Além disso, o acesso a todas as informações com transparência é direito do cidadão, e dever nosso enquanto servidores públicos”, ressaltou.

 

De acordo com o órgão federal, a avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas.

 

Ainda segundo o MP, o nível de transparência de estados e municípios brasileiros, por meio dos portais da transparência, aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do MP em todo o país.


Sobre a avaliação


Entre setembro a outubro de 2015, o Ministério Público Federal realizou a primeira avaliação dos portais da transparência e, em dezembro do mesmo ano, divulgou a classificação dos estados e municípios. Após o diagnóstico nacional, expediu recomendações àqueles entes federados que não cumpriram suas obrigações legais, com prazo de 120 dias para a adequação. Após esse prazo, foi realizada a nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11 de abril a 25 de maio.  Gráficos, comparações e dados completos estão disponíveis no endereço www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br.


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE