• Içara completa em 30 de dezembro 58 anos de emancipação política

Içara completa em 30 de dezembro 58 anos de emancipação política

20 Dez, 2019 13:43:37 - Geral

Içara (SC)

A emancipação política administrativa da cidade de Criciúma (SC) é comemorada em 30 de dezembro, feriado municipal. A cidade foi emancipada em 1961, por meio do decreto assinado por Celso Ramos, governador do estado de Santa Catarina na época. O município teve como primeiro prefeito o empresário Ascendino Pavei (em memória).

Cortada pelas Rodovias Estadual SC-445 (Deputado Paulino Búrigo) e Federal BR-101 (Mário Covas), Içara (SC) é um município em progresso constante graças a implantação das indústrias, entre elas produção de descartáveis e de alimentos. Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019, o Município conta com uma população estimada de 56.421 habitantes.

Com o grande potencial de desenvolvimento, Içara (SC) vem aos poucos ganhando espaço no cenário Sul catarinense. É a segunda cidade em arrecadação na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O prefeito é Murialdo Canto Gastaldon (MDB) e o vice Sandro Giassi Serafin (MDB), ambos professores universitários.

A primeira denominação da cidade foi KM 47, depois passou a ser Içara, devido à grande quantidade de palmeiras da espécie juçara. O município é o segundo maior produtor de mel de Santa Catarina, perdendo apenas par a cidade de Bom Retiro (SC).

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança