• Içara abrigará Casa para terapias e atividades de contraturno para autistas

Içara abrigará Casa para terapias e atividades de contraturno para autistas

15 Out, 2019 13:47:45 - Política

Içara (SC)

A primeira instituição voltada para apoio aos autistas e seus familiares já é realidade em Içara. Membros da Associação Beneficente de Apoio aos Autistas (ABAA) se apresentaram na noite de ontem, segunda-feira, dia 14, na Câmara de Vereadores, para relatar os planos e ações que serão lançados nos próximos meses para auxiliar crianças e adolescentes portadores de autismo.

A presidente da Associação Sandremara Costa, destacou como surgiu a ideia de se organizarem enquanto instituição. “Agradecemos a oportunidade de apresentar nossa associação. Há mais de um ano nos organizamos, por meio de mães, que buscam tratamentos e sabem das dificuldades. Queremos chamar atenção dos órgãos públicos. Registramos nossa instituição, e começamos a procurar prefeituras. Nosso projeto tem o intuito de ofertar em um único lugar que a criança autista tenha tratamento com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeuta ocupacional, e não temos dinheiro para isso, o único Município que nos acolheu foi Içara", relatou.

Segundo a presidente, inicialmente serão atendidas 80 famílias pela Associação. "Queremos também dar suporte para os pais, pois não adianta os pais não darem continuidade ao tratamento em casa. Na escola, por exemplo, todos os anos os professores são trocados e muitos não tem preparo. Queremos também capacitar os professores através de profissionais adequados", acrescentou.

A terapia Aba, que alguns autistas precisam, gira em torno de R$ 90,00 reais por sessão. Ela consiste na análise do comportamento, e é uma abordagem da psicologia utilizada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a autistas, com ótimos resultados. "Com as terapias o autista severo ou grave pode se tornar moderado/leve, e nós como mães buscamos isso", colocou Sandremara.

"Estamos aqui para que olhem com mais carinho para nós autistas", disse o pequeno Filipe Pacheco de Jesus, de 9 anos, que possui autismo médio.

A presidente do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) Ceneli Freitas Gastaldon é a madrinha do projeto e vem prestando auxilio, voluntariamente, na organização, bem como na busca de um espaço específico para acolher os autistas. “Pedi esse encontro para que o grupo pudesse se apresentar aos vereadores. Hoje elas apresentaram os objetivos e demandas da Associação, para que os vereadores também se tornem parceiros nessa luta”, explicou.

Casa do Autista

De acordo com Ceneli, desde março o grupo vem se organizando e formalizaram uma parceria com o Governo, para construir no Município a Casa do Autista. “Neste momento, estamos cuidando da parte burocrática e me breve divulgaremos os novos passos e como funcionará o espaço, bem como o endereço do local", adiantou.

O objetivo da Casa é oferecer, de forma gratuita, terapias e atividades de contraturno para as crianças portadoras de autismo que frequentam a rede regular de ensino. “Somente na Rede Municipal temos 50 autistas nas nossas escolas. A ideia é fazer do local um espaço de apoio e cidadania para as famílias”, falou.

"De nossa parte todos os vereadores vão apoiar. Todos os projetos que de alguma forma ajudarem vocês, podem ter certeza que passarão com todos os votos", garantiu o presidente do Legislativo Rodrigues Mendes.

"Quanto mais incentivo e apoio, mais autistas poderão ter tratamento e uma vida de melhor qualidade. Queremos que esse seja um direito adquirido para todos", falou Bruna Vieira de Souza Patrício, moradora do jardim Elizabete, mãe de um menino de 3,5 anos, que teve o quadro de autismo severo evoluído para leve após as terapias.

Atualmente, a instituição tem 15 famílias cadastradas. No próximo dia 29/10, eles realizarão o primeiro evento para arrecadar fundos, um bingo, às 13h30 no Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), na Praça da Juventude em Içara.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE