• HSJosé: serviço de nutrição serviu mais de 1 milhão de refeições somente em 2020

HSJosé: serviço de nutrição serviu mais de 1 milhão de refeições somente em 2020

08 Jun, 2020 20:42:34 - Saúde

Criciúma (SC)

Imagine um local onde são servidas mais de 1 milhão de refeições nos primeiros cinco meses do ano e que conta com o envolvimento de mais de 70 profissionais para que elas sejam produzidas. Agora pense que essas refeições não são todas iguais, cada uma tem uma prescrição diferenciada, ingredientes variados e que atendem a demanda de um público que tem na alimentação uma grande aliada da saúde e da recuperação dela. Estes são os números da produção de janeiro a maio de 2020 do setor de nutrição e dietética do Hospital São José de Criciúma. Um serviço essencial para a recuperação da saúde dos pacientes e alimentação dos colaboradores que se dedicam todos os dias para garantir o bem-estar das pessoas.

Somente nos primeiros cinco meses do ano foram servidas 1.029.109 refeições produzidas aos pacientes, colaboradores, produtos panificados (café da manhã e da tarde, almoço e jantar). Para que todo esse trabalho fosse realizado, foi necessário o envolvimento de 73 colaboradores (cozinheiras, auxiliares de cozinha, copeiras, padeiros, auxiliares de padeiro, estoquistas, higienizadoras, lideranças de turno, chefes de cozinha, nutricionistas, PCD's e jovens aprendizes).

Os números de 2019 comprovam a grandiosidade da produção. Somente no ano passado foram servidas 2.275.506 refeições. “O serviço de nutrição e dietética do HSJosé é de extrema importância, pois, por meio dele temos os alimentos preparados para contribuir no tratamento e recuperação da saúde dos pacientes, bem como ofertamos as refeições aos funcionários que passam o dia se dedicando aos cuidados de todos. Preparamos as refeições de acordo com as diversas prescrições dietéticas, respeitando as peculiaridades das doenças, baseado na aceitação individual, crenças e culturas”, esclarece uma das nutricionistas do HSJosé, Beatriz do Nascimento Motta.

Todo o trabalho é acompanhado de perto pelas nutricionistas da instituição que, além da elaboração do cardápio, são responsáveis pelo balanceamento dos nutrientes e análise dos alimentos que cada um pode consumir.

Adaptações necessárias para o enfrentamento a Covid-19

Neste ano, além da atenção que já era dispensada pelo setor de nutrição e dietética do hospital, houveram adequações necessárias para o enfrentamento à pandemia do coronavírus e que modificaram a rotina do setor. “Ajustamos internamente a forma de servir as refeições aos pacientes suspeitos ou confirmados (tudo em material descartável) conforme determina o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e seguimos todas as normativas técnicas emitidas pelo Governo do Estado”, explica Beatriz.

Segundo ela, o refeitório que atende os colaboradores passou a ter capacidade reduzida. Além disso, também houve o aumento do horário de funcionamento para atender a demanda dos profissionais e para os que não conseguem se deslocar até o refeitório, também são fornecidas marmitas. “Respeitamos o espaçamento de 1,5 metro entre as pessoas, tudo sinalizado desde a entrada do refeitório até a disposição das cadeiras. Reforçamos a higienização das mãos e o uso de luvas plásticas estéreis para serem utilizadas no buffet. Também foram instaladas proteção de acrílico no buffet e disponibilizado álcool em pontos estratégicos para higienização das mãos”, garante a profissional. “Além disso, é realizado pelos colaboradores a higienização das mesas com produtos específicos após cada refeição. Também é obrigatório manter o uso de máscara cirúrgica SMS durante a passagem pelo buffet”, complementa Beatriz.

Todo o processo e o cuidado é realizado para garantir ainda mais segurança à saúde dos pacientes e colaboradores do HSJosé.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal