• HSJosé reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata

    Durante o mês de novembro a iniciativa irá enaltecer a necessidade do cuidado com a saúde do homem.

HSJosé reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata

15 Nov, 2023 09:16:15 - Saúde

Criciúma (SC)

O mês de novembro é reconhecimento mundialmente por ser um período do ano especial dedicado a reforçar a importância do cuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008.

Por ser um momento especial voltado à saúde do homem, o Hospital São José promove ao longo de todo o mês diversas ações para engajar pacientes e colaboradores na campanha e enaltecer a necessidade constante de prevenção ao câncer de próstata.

“Iremos promover atividades que serão voltadas para dialogar a respeito da prevenção, mas especialmente para o cuidado a saúde e bem-estar do homem durante o tratamento oncológico. Por isso, incluímos na programação, uma palestra com médico oncologista na abertura. Nas semanas seguintes de novembro, teremos a parceria do CEMPICS-UNESC oferecendo momentos de cuidado com práticas integrativas e complementares. E, para fechar com chave de ouro, teremos profissionais da rede de atenção psicossocial falando sobre prevenção e tratamento de tabagismo e alcoolismo”, enaltece a psicóloga do HSJosé, Fernanda Fernandes.

De acordo com a psicóloga, o que se percebe é que, por meio dessas ações, além de levar conscientização e prevenção, é possível realizar cuidado voltado ao público masculino, especialmente aqueles em tratamento oncológico.

“O objetivo do Novembro Azul é promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, bem como incentivar os homens a cuidarem da sua saúde de maneira geral. Salientamos que o câncer de próstata é uma das causas de morte entre os homens, e a detecção precoce pode aumentar as chances de cura. Muitos homens, no entanto, podem ter resistência em procurar cuidados médicos e fazer exames preventivos devido a diversos fatores, como medo, tabus em torno da intimidade e limitações na conscientização em relação ao tema. Por isso, nossas ações sugerem informação, diálogo e cuidado”, garante Fernanda.

Importância do apoio familiar

De acordo com a psicóloga do HSJosé, a relação familiar também é importante para reforçar a importância da prevenção e do cuidado.

“Em relação a família, sugerimos que incentive conversas abertas e honestas sobre a importância da saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata. Discutir o tema de forma tranquila e respeitosa pode ajudar a reduzir o estigma e a culpa associados à doença. É importante que a família esteja bem informada sobre as causas, sintomas, prevenção e tratamentos do câncer de próstata. Além disso, a família pode oferecer suporte emocional aos homens, especialmente durante a realização de exames e tratamentos. Mostrar compreensão, empatia e incentivar a busca de cuidados profissionais pode ajudar a superar medos e barreiras emocionais”, aponta Fernanda.

A realização de exames preventivos também é fundamental para o diagnóstico precoce. “A família também pode ter participação em exames preventivos, participação conjunta em campanhas de saúde ou acompanhar os homens durante os exames médicos. Isso pode ajudar a diminuir o desconforto e transmitir a importância de cuidar da saúde.  Podem também estimular a adoção de hábitos saudáveis. A família pode incentivar os homens a adotarem hábitos saudáveis em relação à alimentação, prática de atividade física e controle do estresse. Essas ações podem contribuir para a prevenção não apenas do câncer de próstata, mas também de outras doenças”, finaliza a psicóloga.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE