• HSJosé recebe um dos mais importantes nomes da cirurgia de quadril do País, para auxiliar em procedimento

HSJosé recebe um dos mais importantes nomes da cirurgia de quadril do País, para auxiliar em procedimento

27 Nov, 2018 14:28:45 - Saúde

 Criciúma (SC)

Um procedimento delicado, que requer dedicação e extrema atenção: a revisão ou troca de prótese infectada em um único tempo cirúrgico; exige muita habilidade dos profissionais envolvidos.

O procedimento de alta complexidade realizado no HSJosé este final de semana, teve um convidado de peso durante todo processo, Dr. Ademir Antônio Schuroff (CRM-10977), cirurgião ortopédico de Curitiba, reconhecido como um dos nomes mais importantes da cirurgia de quadril no Brasil veio a Instituição especialmente para participar e ajudar no procedimento em um jovem de 26 anos.

     Após a implantação de uma prótese, a mesma começou a ocasionar ao paciente dores e dificuldade para caminhar. Realizado exames, identificou-se uma infecção, logo seria necessário a troca do material.

A cirurgia em questão, foi realizada após o jovem apresentar infecção na prótese no quadril direito. Normalmente o que se fazia era a retirada da prótese infectada, deixando o paciente sem prótese por um período para tratamento, e após ser feito o diagnóstico com a cura da infecção, o paciente era submetido a uma nova cirurgia para colocação da nova prótese. Essa técnica exige que o paciente seja levado ao centro cirúrgico por duas vezes pelo menos, receba duas anestesias, e isso resulta em um período de hospitalização bem mais longo. 

“A retirada e substituição da prótese nesse caso, aconteceram durante o mesmo procedimento, isso significa menos tempo cirúrgico, pois o paciente não precisará voltar para realizar outra cirurgia; menos gastos, menos desgaste para o paciente e acreditamos que em um ou dois dias ele já possa estar andando”, explica o cirurgião Dr. Ademir Antônio Schuroff.

     Com mais de 25 anos de experiência nesta área, Schuroff veio ao HSJosé a pedido do cirurgião, também especialista em cirurgia do quadril Dr. Fernando Lupselo (CRM-17718/RQE-12327) e Dr Mário Burigo Filho (CRM-13463/RQE-6544) para participar e auxiliar no procedimento.

A cirurgia durou cerca de três horas e meia e contou também com o apoio de outros médicos cirurgiões ortopédicos além da equipe de anestesiologia do HSJosé.

“O procedimento ocorreu como o planejado. Colocamos uma nova prótese com revestimento de metal de alta porosidade que irá aderir de forma mais eficaz ao próprio osso já existente que é de má qualidade. Com essa nova técnica utilizada, no mesmo ato cirúrgico, a prótese com infecção foi retirada, realizamos uma extensa limpeza do osso e já recolocado uma nova prótese para o paciente, não necessitando assim de uma nova abordagem cirúrgica e nem uma nova anestesia, diminuindo o custo e tempo de Internação.

O paciente não precisou dos cuidados da Unidade de Terapia Intensiva e ontem mesmo já estava fazendo caminhada leve pelo próprio hospital com ajuda de muletas. Ainda vai precisar ficar internado, porque é necessário realizar uma série de exames para saber que tipo de bactéria ocasionou a infecção e assim continuar o tratamento adequado. Mas tudo ocorreu da forma com planejamos”, esclarece Lupselo.

Prótese de Quadril

      De acordo com especialistas cerca de 5% da população brasileira desenvolve problemas de quadril, alegando dores na coxa, virilha ou nádega que costumeiramente se intensifica após atividades físicas intensas. Pessoas com mais de 55 anos geralmente após muito esforço desenvolvem o desgaste articular, ocasionando geralmente a dor intensa em situações rotineiras como entrar e sair do carro, sentar e até mesmo caminhar; o que devido a este desgaste opta-se por fazer a colocação de uma prótese para que a pessoa volte a ter uma vida mais tranquila e sem dores.

Dados apontam que aproximadamente 40 mil pessoas fizeram ou terão que passar pelo procedimento de implante de prótese devido ao desgaste deste membro da articulação ou fratura do membro; sendo a fratura de fêmur uma das maiores causas de procedimentos cirúrgicos de quadril.

     O ministério da saúde aponta, que a cirurgia de quadril esta entre as 10 patologias que mais consomem recursos para área da ortopedia no país e que as mulheres são as que mais tem pré-disposição de desenvolver problemas nesta região.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE