• HSJosé comemora conquistas mesmo em meio a situação atual do mundo

HSJosé comemora conquistas mesmo em meio a situação atual do mundo

01 Jul, 2020 21:44:48 - Saúde

Criciúma (SC)

Antigamente, para atender as necessidades das pessoas que por motivos diversos ficavam doentes, com o apoio principalmente de entidades religiosas, a sociedade unia-se para criar locais, onde a população pudesse ser tratada e cuidada no âmbito da saúde. Por este motivo, foram criados os hospitais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, os hospitais têm a função de promover a cura dos doentes, prevenir doenças e estimular pesquisas para tratamento de diversas patologias.

Todo este empenho e dedicação para com a vida das pessoas, não seria possível com uma ou duas mãos apenas. Este esforço só pode acontecer com um grande empenho coletivo, e muitas pessoas envolvidas: médicos, enfermeiros, técnicos, manutenção, administradores e muitos outros profissionais que fazem com que toda instituição hospitalar continue exercendo seu papel, o de ajudar as pessoas.

Desta forma, para que assuntos relacionados à área fossem debatidos e conversados continuamente, a OMS estabeleceu que o dia 2 de julho fosse intitulado o dia Nacional do Hospital. Desde então, muita coisa mudou e importantes evoluções no âmbito hospitalar aconteceram.

“Percebemos o quanto é vital para uma comunidade, o acesso e recursos necessários para o alívio da dor, do sofrimento. Hoje, vemos quão importante é para a sociedade ter uma Instituição de saúde bem equipada, com profissionais qualificados e com estrutura que ofereça segurança. Precisamos nos dar conta, de que podemos viver sem muitas coisas, mas não podemos ficar sem estruturas de saúde”, pontua a Diretora Geral do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.

O HSJosé é um grande exemplo disso. Uma das Instituições mais antigas do Estado; 83 anos de fundação, que vem desempenhando um significativo papel de atendimento médico-hospitalar para toda população da região Sul do Brasil, hoje é considerado hospital referência para atendimento em diversas áreas da medicina.

“Do coração brota um enorme sentimento de gratidão e reconhecimento ao Hospital São José e demais hospitais, iniciados muitas vezes de forma pequena, precária, aperfeiçoada, ampliada, com tecnologias modernas, por pessoas corajosas e audazes. Desde o início acolhendo e cuidando da vida dos doentes e oferecendo oportunidade de realização profissional a tantos colaboradores, médicos, voluntários, estudantes, que no dia a dia, incansavelmente se doam pelo cuidado da vida. Gratidão a todos e na alegria continuemos nossa missão”, garante a vice-diretora do HSJosé, Irmã Terezinha Buss.

Homenagem a todas as instituições hospitalares

Segundo o diretor administrativo do HSJosé, Laércio Régis Ferrari, o dia 2 de julho é um momento de homenagear a todas as instituições hospitalares. “Queremos homenagear todos os profissionais da nossa Instituição e a todos os profissionais de saúde de modo geral, ainda mais neste momento tão difícil em que nos encontramos.

Queremos enaltecer a todos os profissionais da saúde, e, inclusive, os que atuam não diretamente com a saúde, mas que se dedicam voluntariamente em nosso hospital, trazendo alento, conforto, carinho e amor ao próximo. São diversas equipes ao longo desses anos que vem se dedicando a esta Instituição”, garante o diretor.

A missão, visão e valores do HSJosé estão pautadas na prestação de serviços hospitalares com excelência, com reconhecimento em Alta Complexidade, alicerçada na humanização, inovação, ensino e pesquisa, sempre objetivando a qualidade e a segurança para todos os pacientes. “Temos como valores fundamentais a dedicação total ao paciente, colaboração, comprometimento, ética e responsabilidade social, que nos norteiam e fazem a diferença da nossa organização. Esta visão fortalece o Hospital São José, na busca contínua de inovação com novas estruturas físicas, tecnológicas e de serviços médicos, para atender à toda nossa Macrorregião e demais Regiões do Estado.

Ao mesmo tempo vemos a necessidade de melhorias seja nas áreas do conhecimento de ensino e pesquisa, no desenvolvimento de recursos humanos e tecnológicos”, explica Laércio.

A estrutura

A entidade constitui-se de um complexo hospitalar com 308 leitos incluindo 40 de UTI. Destes, coloca à disposição da sociedade para usuários do SUS 233 leitos de internação e 30 de UTI. 12 salas cirúrgicas, 1.700 profissionais entre médicos, irmãs, colaboradores, médicos residentes, acadêmicos de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, psicologia, serviço de apoio, engenharia e manutenção e outros serviços, bem como estagiários na área da saúde e voluntários que dedicam diariamente suas vidas em prol dos doentes, todos estes serviços disponíveis totalizam mais de 90 setores.

A instituição conta ainda com médicos residentes, acadêmicos de medicina, enfermagem e outros estagiários na área da saúde, com mais de 3000 alunos/ano, de entidades que prestam serviços sociais e voluntários.

A Instituição possui uma física total é de 27.000 m², totalizando áreas de apoio, de ensino e pesquisa, salas cirúrgicas e internações, destinados à prestação de serviços hospitalares.

Referência

O HSJosé também é referência em Alta Complexidade nas especialidades de cardiologia, cirurgia vascular, ortopedia e traumatologia, nefrologia e neurocirurgia.

Os serviços de Alta Complexidade envolvem recursos de alta tecnologia e custo, além de profissionais especializados e à disposição 24 horas por dia. “O ambiente hospitalar é complexo e com novos desafios a cada dia. Frente à direção técnica, temos o desafio de manter todas as áreas envolvidas nos atendimentos em perfeita sintonia para que profissionais de saúde possam exercer suas atividades em conjunto, sempre utilizando de todo aparato tecnológico disponível, em prol da melhora do paciente com a máxima segurança”, Dr. Raphael Elias Farias (CRM 13081/ RQE 9915).

Hoje, o hospital desenvolve e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de todos os grupos sociais da região Sul catarinense, apoiado por programas de ensino e pesquisa.

Inserido nas regiões da Amrec, Amesc e Amurel, o HSJosé contempla o atendimento para 43 municípios, e é referência para atendimento de aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Hospital Acreditado Nível II

O Hospital São José foi reconhecido e possui o certificado de Hospital Acreditado Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), definido pela entidade “para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades”.

Segundo a diretoria da Instituição, a certificação reforça que o Hospital São José está entre as instituições de saúde que mais crescem em qualidade, serviços disponibilizados, recursos tecnológicos e gestão.

“Neste 2 de julho, quando se lembra o dia do Hospital, mais do que nunca nos damos conta da importância destas Instituições, ao vivermos um tempo de tão grandes desafios, experimentados por todos, que é a pandemia do coronavírus, COVID-19. Vimos e vemos ainda a carência e as falhas que se apresentam nesta pandemia na área da saúde, as fragilidades encontradas, ao faltarem espaços adequados, equipamentos, medicamentos necessários para as instituições de saúde. Que este dia, nos torne mais conscientes de nosso papel, para a construção de uma sociedade justa e solidária, para com estas Instituições, e, para com aqueles que neles se dedicam, entre lutas e desafios diariamente”, Irmã Isolene Lofi – Diretora Geral HSJosé.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança