• Hospital Unimed: a segurança do paciente em primeiro lugar

Hospital Unimed: a segurança do paciente em primeiro lugar

10 Nov, 2016 16:39:24 - Saúde

Chapecó (SC)

Em 1999, o Institute of Medicine (IOM) dos Estados Unidos, realizou uma publicação chamada “Errar é Humano”, que teve como objetivo quebrar o ciclo da passividade em relação aos danos ocorridos com os pacientes provocados pelos profissionais de saúde. Foi uma revelação bombástica, o sistema de saúde dos EUA, que deveria cuidar e confortar as pessoas, era responsável pela morte de até 98 mil pessoas por ano. Esse era o número de mortes por erros que poderiam ser prevenidos. O número apresentado na publicação foi convertido para “Unidades Jumbo” e equivalia a um boeing caindo por dia nos Estados Unidos.

Com a publicação do relatório "Errar é Humano", o problema da falta de segurança no cuidado ao paciente chamou a atenção dos profissionais de saúde, do público e das autoridades. O Institute for Healtchcare Improvement – IHI dos EUA tem sido a mais poderosa força à frente de mudanças para a segurança do paciente e sua principal atuação é ajudar hospitais a redesenharem seus sistemas para torná-los mais seguros, através da colaboração em diversas áreas. Por fim, a criação da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente expandiu para o mundo o foco na segurança do paciente. Desde então, várias campanhas têm sido promovidas com o objetivo de reduzir os eventos (danos) e salvar vidas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de Segurança do Paciente se refere à redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. Esses danos desnecessários são conhecidos como EVENTOS.

Os eventos são danos não intencionais decorrentes da assistência prestada ao paciente, não relacionados à evolução natural da doença inicial. Obrigatoriamente acarretam lesões mensuráveis nos pacientes afetados, óbito ou prolongamento do tempo de internação. A importância dos Eventos reside na indicação de falhas na Segurança do Paciente, refletindo o marcante distanciamento entre o cuidado real e o cuidado ideal.

A Segurança do Paciente não é nada mais que a redução de atos inseguros nos processos assistenciais e o uso das melhores práticas descritas de forma a alcançar os melhores resultados possíveis para o paciente.

O Hospital Unimed Chapecó, preocupado com o cenário mundial, buscou em 2009 uma metodologia que certificasse a sua preocupação com a segurança do paciente. Hoje, no Brasil, existem três metodologias que certificam a execução dos processos voltados para a segurança, uma nacional, que é a Acreditação Hospitalar pela ONA – Organização Nacional da Acreditação, e duas internacionais, uma metodologia Canadense – Qmentum e uma americana – Joint Comission.

O que é Acreditação Hospitalar?

É um método que tem a finalidade de avaliar a qualidade dos hospitais, conferindo aos pacientes a satisfação de ter a sua disposição uma instituição de saúde com padrões e protocolos determinados de segurança e qualidade no atendimento. A metodologia nacional da ONA se divide em três níveis:

Nível 1 ou Acreditado: a avaliação tem foco na segurança do paciente. 
Nível 2 ou Acreditado Pleno: analisa cuidadosamente o processo da assistência e melhoria contínua.
Nível 3 ou Acreditado com Excelência: amplia a avaliação para o entendimento do uso das informações para tomada de decisão.

Atualmente o Hospital Unimed Chapecó é certificado como Acreditado Pleno – Nível II pela ONA. “A Acreditação Hospitalar Plena - Nível II comprova o desempenho da Unimed Chapecó em relação à garantia da segurança e qualidade nos serviços, visto que receber uma assistência à saúde de excelência é um direito da população e os serviços de saúde têm a obrigação de, minimamente, discutir ações que promovam a oferta de uma atenção que seja efetiva, segura e que promova a satisfação do paciente em todo o processo”, salienta o diretor técnico do Hospital Unimed Chapecó, Dr. Edson Stakonski.

Quais os benefícios para o paciente?

Garantia de segurança e qualidade em todos setores que cuidam do paciente e que prezam pelo bem estar durante o período de hospitalização, através da realização do cuidado baseado em boas práticas/protocolos para segurança do paciente.

Conheça a seguir algumas boas práticas desenvolvidas pelo Hospital Unimed Chapecó para garantir segurança e qualidade no atendimento dos seus pacientes:

Identificação Segura

Todo paciente deve ser identificado pelo NOME COMPLETO e DATA DE NASCIMENTO. Os dois identificadores devem ser aplicados em toda abordagem ao paciente, garantindo assim que o procedimento a ser executado será realizado para o paciente correto.

Prevenção de Queda

Todos os pacientes internados são avaliados quanto ao risco de queda e assim ações para prevenção de queda estão padronizadas, por meio de um processo educativo e multidisciplinar, a fim de buscar a co-participação do paciente e da família para evitar que quedas aconteçam.

Prevenção de lesão de pele

Lesões de pele como úlceras por pressão e dermatites associadas à assistência podem ser facilmente evitadas se tomadas medidas de prevenção. 

Cirurgia Segura

Todo procedimento cirúrgico eletivo deve ser realizado segundo as boas práticas de Cirurgia Segura da Organização Mundial de Saúde. O paciente deve ser identificado corretamente de acordo com o Protocolo de Identificação Segura, ter o sítio cirúrgico e o lado da cirurgia devidamente identificados antes do procedimento para garantir que se opere o paciente certo e local correto.

Prevenção de Alergia

A sistemática para prevenção de alergia inicia na admissão do paciente onde é questionado a história de alergias alimentares, a produtos ou medicações, se a resposta for positiva, é sinalizado no prontuário através de carimbo vermelho com a escrita ALÉRGICO e se descreve a qual o medicamento/alimento ou produto.

Protocolo de Atendimento Inicial a Sepse

Este protocolo objetiva identificar precocemente sinais de infecção, a fim de intervir com brevidade para a tomada de decisão clínica, evitando assim que a condição de saúde apresentada pelo paciente se agrave.

Protocolo de Atendimento Inicial ao AVC

O objetivo deste protocolo é identificar com rapidez a ocorrência de comprometimento neurológico agudo, devido à interrupção no suprimento sanguíneo em uma área específica do cérebro, a fim de intervir com brevidade e evitando e reduzindo riscos e complicações relacionadas à doença apresentada. 

Protocolo de Atendimento a Dor Torácica

Este protocolo contempla o atendimento precoce ao paciente admitido com queixa de dor no peito, direcionando o atendimento para exames e intervenções rápidas a fim de evitar que ocorra comprometimento do musculo do coração.

Planejamento Futuro

Em dezembro de 2016, o Hospital Unimed Chapecó será avaliado para ascender para Nível III - Acreditado com Excelência e iniciará, no segundo semestre de 2016, as atividades de preparação para certificação internacional pela metodologia Canadense em 2018. Tudo isso para garantir segurança e qualidade aos pacientes e familiares assistidos.

“A Unimed Chapecó trabalha intensamente para manter os requisitos de uma assistência segura e efetiva. Temos orgulho de afirmar que os resultados são reflexos do comprometimento de todas as equipes que, de alguma forma, estão envolvidas na assistência à saúde. Portanto, tais certificações vêm para validar as boas práticas existentes”, resume Dr. Rovani José Rinaldi Camargo, diretor de Marketing e Relacionamento.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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