• Hospital Unimed Criciúma é Acreditado com Excelência

    Certificação em nível 3 faz com que a instituição hospitalar seja a única da região com o reconhecimento que atesta a qualidade dos serviços prestados

Hospital Unimed Criciúma é Acreditado com Excelência

18 Dez, 2017 13:43:11 - Saúde

Criciúma (SC)

O Hospital Unimed Criciúma recebeu mais um importante reconhecimento que reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, desde a sua inauguração em 2008, em prol da segurança do paciente e da qualidade dos serviços prestados. A partir de agora, a instituição recebe o certificado de Acreditado com Excelência (nível 3) e entra para um seleto grupo de instituições de saúde que garantiram o reconhecimento. No Brasil, por exemplo, dos 6.787 hospitais existentes, somente 118 hospitais são Acreditados com Excelência. Em Santa dos 254 hospitais, somente quatro hospitais receberam a certificação. Na região Sul, o Hospital Unimed é o único que está Acreditado em nível 3.

“Esta certificação demonstra a nossa seriedade em implementar os processos de saúde com foco na qualidade e na segurança do paciente. São poucos hospitais no Brasil que possuem essa certificação e isso nos orgulha. Também nos dá a credibilidade e a confiança de que estamos no caminho certo para melhor atender nossos clientes”, garante o presidente da Unimed Criciúma, dr. Walter Ney Junqueira.

O Programa de Acreditação Hospitalar é parte importante do esforço para melhorar a qualidade da assistência prestada pelos hospitais brasileiros e visa atender os pacientes da forma mais adequada possível. Exigindo desta forma, a melhoria constante da qualidade na assistência e gestão, procurando harmonia e um serviço prestado com excelência entre as áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica e assistencial.

A certificação é realizada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em parceria com o Ministério da Saúde. “A Acreditação vai muito além de um certificado e reúne processos de aperfeiçoamento. E o ponto final desses processos de aperfeiçoamento é a Excelência no atendimento e também dos resultados. Não só os resultados do atendimento ao paciente, mas o resultado final do hospital, e nesta parte entra também a questão financeira. Trabalhamos de forma que possamos visualizar todo o processo do cuidado, nossos pacientes são inseridos em linhas de cuidado garantindo uma assistência planejada, segura e individualizada, permitindo conhecer o perfil de clientes e traçar ações de promoção a saúde. Tudo isso impacta positivamente na qualidade do serviço que é prestado”, enaltece o diretor administrativo da Unimed Criciúma, dr. Giancarlo Búrigo. “Tivemos uma grande união entre os setores, o entendimento do trabalho realizado pelo outro, uma compreensão de todos os processos dentro da instituição. Foram estes alguns dos fatores que fizeram com que tivéssemos este reconhecimento, que fizeram com que fossemos Acreditados com Excelência”, complementa dr. Giancarlo.

A acreditação é uma maneira formal de se reconhecer as instituições que possuem processos seguros e de qualidade. A metodologia prevê a acreditação das instituições de saúde em três diferentes níveis (Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência). A Acreditação por Excelência (Nível 3), conquistada pela Hospital Unimed Criciúma, faz com que a instituição, além de atender aos requisitos dos níveis Acreditado e Acreditado Pleno, tenha que demonstrar uma gestão de excelência, ou seja, utilize informações para a tomada de decisão e para aprimoramento de seus serviços. São acreditadas neste nível as organizações que demonstrarem maturidade da cultura de segurança, transparência e busca constante pela melhoria continua da qualidade. A certificação tem validade por três anos.

“O processo de acreditação fortaleceu a cultura da qualidade impulsionando a prática da melhoria contínua. Os processos foram redefinidos, interações fortalecidas, a segurança passou ser tratada como requisito com foco no cliente e envolvimento do mesmo no seu tratamento”, garante a coordenadora do setor de Qualidade da Unimed, Sintia Michels Steiner.

Linha do Tempo da Unimed Criciúma:

2004 – Início das obras do Hospital Unimed Criciúma;

2008 – Em julho é inaugurado o Hospital Unimed Criciúma;

2010 – Aberto o serviço de pronto-atendimento;

2011 – Aberto o serviço de UTI; conquista da Certificação Diamante 3M;

2013 – Abertura do serviço de quimioterapia; Certificação de Acreditado Pleno Nível II; Prêmio Target Zero;

2015 – Início das obras de ampliação do Hospital Unimed Criciúma;

2016 – Conquista do Selo Prata de Sustentabilidade Unimed Brasil; Recertificação de Acreditado Pleno Nível II;

2017 – Certificado de Acreditado com Excelência Nível III

Hospital Unimed em números:

* 69.652 Usuários;

* 500 Colaboradores;

* Mais de 400 Cooperados;

* Internação - 57 Leitos; 

* Centro Cirúrgico (cinco salas) - 600 Cirurgias/ mês;

* Centro Cirúrgico da Mulher (três Salas) - 137 partos/ mês;

* UTI - 8 Leitos;

* Quimioterapia;

* Pronto Atendimento – 8.360 Atendimentos (adulto e pediátrico)/ mês;

* Laboratório – 15 mil exames/ mês;

* Serviços de Diagnóstico por Imagem – 5 mil exames/ mês.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE