• Hospital São Donato e Rede Feminina se unem em prevenção

Hospital São Donato e Rede Feminina se unem em prevenção

07 Abr, 2017 15:46:24 - Saúde

Içara (SC)

Além de compartilharem o prédio, o Hospital São Donato e a Rede Feminina de Combate ao Câncer se uniram também pela prevenção nesta sexta-feira, dia 7. A campanha em conjunto levou aos usuários do Sistema Único de Saúde informações sobre o câncer de mama e a oportunidade de conhecerem na prática como fazer a detecção caseira. “É muito importante que possamos saber como é”, enaltece Letícia Shimohara, de 27 anos. “Mas para muita gente ainda é um tabu mesmo uma simulação”, completa a voluntária Janice Matiola.

A campanha em conjunto realizada no Pronto-Socorro do hospital de Içara das 8h às 17h é alusiva ao Dia Mundial da Saúde [7 de abril] e Dia Mundial de Combate ao Câncer [8 de abril]. A orientação para as mulheres é que o autoexame de mama seja realizado de sete a 10 dias após o início da menstruação. Caso a mulher não menstrue, é preciso escolher uma data para a repetição mensal para a detecção de nódulos. “Os homens também devem se cuidar. A Rede Feminina está aberta para atendê-los”, acrescenta Janice.

“Aproximadamente 90% dos nossos colaboradores são mulheres. Além de orientar os pacientes, a campanha organizada pela Comissão de Humanização serve também para que os profissionais se conscientizem sobre a autopromoção da prevenção”, ressalta a gerente de Enfermagem do HSD, Fabiane Filisbino. A opção pela conscientização do câncer de mama decorre de estatisticamente ser o segundo mais comum entre as mulheres no mundo. Conforme o Instituto Nacional do Câncer, perde apenas para o câncer de pele não melanoma.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança