• Hospital São Donato completa 65 anos de fundação

Hospital São Donato completa 65 anos de fundação

29 Out, 2019 16:03:50 - Geral

Içara (SC)

As dificuldades sempre fizeram parte da rotina do Hospital São Donato. E a transformação de cada obstáculo em um desafio a ser superado também está impressa nos 65 anos da fundação filantrópica. Junto com a comunidade, médicos e os colaboradores foi possível enfrentar períodos de cólera, H1N1 e também um dos episódios mais tristes da cidade com a queda de um prédio muito próximo em outubro de 2005. Empenho nunca faltou. E a cada novo passo, um novo horizonte ainda se revela para a instituição criada em Içara, mas de toda a região.

Era 1954 e até então, sempre que os problemas de saúde não fossem solucionados na farmácia de Juca Cardoso, os içarenses tinham que ir para Criciúma. Essa realidade começou a mudar a partir de 30 de outubro daquele mesmo ano, quando foi tomada a decisão de fundar um hospital de caridade na cidade. A inauguração ocorreu somente em 6 de agosto de 1970 junto com as festividades ao padroeiro São Donato, num momento duplamente histórico para a cidade. Após 24 anos na casa de Arthur Colle, a imagem de São Donato, trazida pelos imigrantes italianos, voltava para uma capela, construída dentro do hospital.

Até junho de 1983 o funcionamento foi realizado com o arrendamento para médicos. Além de atender, cabia a eles também fazer a administração dos recursos escassos. O controle retornou para a comunidade após a instituição de um conselho. E, a cada reformulação estatutária, novos espaços foram abertos para a sociedade civil organizada participar das decisões. Dezenas de pessoas já fizeram parte dessa história e foram eternizadas, em 2006, pelo livro À Sombra da Figueira, de Derlei Catarina De Luca.

“Manter um hospital é um desafio diário. O São Donato é uma empresa que nunca fecha e exige uma gestão cada vez mais eficaz. Nosso empenho tem sido capacitar os colaboradores, melhorar a estrutura e os processos para que os atendimentos possam ser ágeis e resolutivos. Há quem só veja problemas, mas há muitas pessoas também que contribuem para a construção de um hospital em constante evolução em prol da comunidade”, indica o presidente, Waldemar Luiz Casagrande.

Novos desafios em benefício da comunidade

Júlio César De Luca foi o primeiro administrador contratado pela fundação filantrópica, ficou até 1997 e retornou em 2014 para novos desafios até os dias atuais. Quando decidiu continuar sua trajetória no hospital, impôs como objetivo a ativação da Unidade de Terapia Intensiva. A obra foi concluída em dezembro de 2018 com o apoio de toda a diretoria e recursos garantidos pelo Governo do Estado. A UTI passou a funcionar em setembro deste ano e logo na primeira semana já chegou à lotação máxima dos 10 leitos.

“Em breve iniciaremos a ampliação do hospital para a aquisição de um tomógrafo. Com a UTI podemos agora incluir o HSD também em especialidades de alta complexidade. Trabalhamos para que a partir de 2020 já tenhamos este tipo de atendimento em ortopedia e projetamos a realização de cirurgia bariátrica. Além disso, teremos a Unesc em regime integral com o Internado de Medicina e, a partir de 2021, poderemos contar com uma ou duas residências médicas. São avanços que vão melhorar significativamente os atendimentos”, completa Júlio.

Conheça as entidades que compõem o HSD

Diretoria Executiva
Presidente: Waldemar Luiz Casagrande (Rotary Club)
Secretário: Rodrigo Gonçalves (Cooperaliança)
Tesoureiro: Tarcisio Lima (Lions Club)

Conselho Fiscal
Ronaldo Marcílio Caetano (Uaci)
Altair Antônio de Oliveira (Associação Espírita)
Hercílio Jair Antônio De Stefani (Sindicato Rural)

Conselho Deliberativo
Lions Club: Pedro Piazza (presidente)
ACII: Edson Cardoso (secretário)
ACII: Tatiana Pavei da Silva
CONIC: Gilberto Bitencourt
CONIC: Edson Euzébio
UACI: Lilian F. Barro
UACI: José Vilmar de Freitas
CDL: Fernando Folis Fritzen
Sindicato Rural: Tarcízio D´Agostin
Associação Espírita: Edson Alfredo Castanhetti
APAE: Iara Amandio Martinez
Cooperaliança: Evanir Calegari
Associação dos Aposentados: Antônio Valentim
FSHI: Eliete de Bona Modolon
FSHI: Fabiane da Silva Felisbino
FSHI: Patrícia Simões
FSHI: Geraldo Doneda da Silva

TEXTO E FOTO/ INOOVA COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança