• Hospital São Donato completa 63 anos de história

Hospital São Donato completa 63 anos de história

30 Out, 2017 13:46:48 - Saúde

Içara (SC)

A carência por atendimento em Içara fez a cidade se unir pela criação do Hospital de Caridade São Donato em 30 de outubro de 1954. Passados 63 anos, este mesmo senso de coletividade continua fazendo diferença à única instituição hospitalar de Içara. “Contamos com recursos governamentais, mas dependemos muito do apoio da sociedade. As contribuições não são apenas de dinheiro ou itens utilizados na rotina. Há também o tempo desprendido por voluntários, estagiários e profissionais”, coloca o presidente Waldermar Luiz Casagrande.

Com a ajuda da sociedade, a instituição conseguiu ampliar a arrecadação através das faturas de energia e ultrapassou a meta de R$ 10 mil ao mês em 2017. Além disso, a fundação filantrópica obteve um novo veículo, adquiriu equipamentos, materiais de uso de expediente e ainda um caminhão que será leiloado. A comunidade também colaborou com um bazar solidário enquanto lideranças políticas atuaram para a inclusão de emendas parlamentares em prol da entidade içarense. 

A instalação da Unidade de Terapia Intensiva ainda não foi possível, mas o hospital de Içara avançou em outros serviços. Houve a implantação, por exemplo, da classificação de risco necessária para a habilitação aos leitos de retaguarda. Com o projeto, o São Donato entrou na regulação para atendimento de toda a região.  A entidade informatizou também o atendimento. Além disso, regularizou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e está em dia com todas as Certidões Negativas de Débito.

“Cada avanço só foi possível devido ao envolvimento de pessoas que se preocupam com o amparo daqueles que tanto necessitam em um momento de tanta fragilidade: quando estão doentes. Agradecemos todos que se empenharam nestes 63 anos de história. Os problemas existem. E foram muitas dificuldades até agora. Mas também tivemos muitos avanços construídos coletivamente. Isto é o que deve ser comemorado neste momento”, coloca o diretor-administrativo, Júlio César De Luca.

HSD foi transformado em fundação filantrópica em 1980

O Hospital de Caridade São Donato foi presidido inicialmente pelo então vigário, o padre Boleslau Smieleski. A diretoria tinha ainda Jorge Elias De Luca, José Nestor Cardoso, Laudelino Borges, Marcírio Bitencourt, Ângelo Lodetti e Waldemar Bitencourt. De 1964 até 1966 as instalações do hospital foram arrendadas. E desde 8 de setembro de 1980 o hospital é mantido pela Fundação Social Hospitalar de Içara. Atualmente são quase 5 mil atendimentos apenas no Pronto-Socorro, além de 100 partos ao mês.

A sociedade civil sem fins lucrativos, beneficente e assistencial é gerida pela própria sociedade por meio da participação de outras entidades. Fazem parte da administração a União das Associações Comunitárias de Içara, Lions Club, Rotary Club, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Espírita, Associação Empresarial, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Cooperaliança, Associação dos Aposentados, Igrejas Cristãs e colaboradores do HSD.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/LUCAS LEMOS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE