Hong Kong vai retomara a compra de carne brasileira

28 Mar, 2017 15:05:04 - Brasil

Brasília (DF)

A região administrativa de Hong Kong decidiu reabrir as compras de carne brasileira após o escândalo da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, segundo informações do Ministério da Agricultura. As importações tinham sido suspensas temporariamente. Hong Kong é o terceiro maior comprador de carne brasileira, atrás apenas da União Europeia e da China.

Em nota, o Centro para Segurança Alimentar (CFS, na sigla em inglês) afirmou que decidiu reduzir a suspensão dos produtos de carne brasileira após as últimas informações prestadas pelo governo brasileiro. Agora, estão suspensas apenas as compras dos 21 frigoríficos envolvidos nas investigações.

No dia 24 de março, O GLOBO publicou reportagem que mostrava que a suspensão temporária podia estar perto do fim. A decisão pelo fim da proibição temporária de entrada de carne brasileira ocorre depois de movimento semelhante feito por China, Chile e Egito.

No texto, a autoridade de Hong Kong diz que a mudança entra em vigor de forma imediata e que, caso receba mais informações das autoridades brasileiras sobre os 21 frigoríficos, vai fazer nova avaliação.

TERCEIRO MAIOR COMPRADOR

Hong Kong é o terceiro maior comprador de carnes brasileiras, atrás apenas da União Europeia e da China. Só em 2016, Hong Kong importou US$ 1,623 bilhões. Já os chineses compraram quase US$ 2 bilhões em carnes brasileiras. O Brasil é o principal fornecedor de carnes de frangos (80% do que a China importa) e de bovinos (29%) para o mercado chinês.

AGÊNCIA O GLOBO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança