• Homenagem póstuma para professora Valda Pagnan

Homenagem póstuma para professora Valda Pagnan

20 Dez, 2016 15:31:55 - Política

Araranguá (SC)

Ao comentar a aprovação, na sessão dessa segunda-feira, dia 19, do Projeto de Lei 47/2016 de sua autoria, o presidente da Câmara, vereador Rony da Silva (DEM), não escondeu sua emoção. Ele agradeceu o respaldo dos colegas legisladores e enalteceu o reconhecimento “in memorian” para a ex-professora e líder comunitária, Valda Paulino Pagnan. 

O autor da homenagem lembrou que, "dona" Valda foi uma educadora de diferentes gerações, inclusive do prefeito Sandro Maciel. "No final deste ano encerro meu mandato como vereador. Em 2017 não estarei mais nesta Casa, por isso solicito ao vereador reeleito, Daniel Viriato Afonso, identificado com o bairro Barranca, cujas crianças poderão frequentar esta creche, para que assuma a missão de reivindicar a implantação de uma placa no referido local, com a denominação de CEI Dona Valda”, afirmou.

Rony da Silva também destacou que, articulou a permuta de terrenos entre os governos estadual e municipal, viabilizando a construção do Centro de Educação Infantil no local. O filho da homenageada Márcio José Paulino, os netos Marcos e Artur, ocuparam espaço junto à Mesa Diretora da Casa. Familiares e amigos de dona Valda prestigiaram a sessão.

O CEI, ainda em fase de construção, mas já com recrusos financeiros garantidos, fica situado na rua Coronel Apolinário Pereira, esquina com a rua Engenheiro Mesquita, ao lado da Unidade Central de Saúde Bom Pastor.

Histórico

A homenageada é natural do município de Meleiro, filha de Nicodemo Pagnan e Eugenia Bosa Pagnan, agricultores, dona Valda foi um exemplo de superação e preocupação com o bem estar do próximo.

Quando criança assumiu a responsabilidade de acompanhar a mãe acamada no Hospital Bom Pastor, que na época era gerenciado por freiras. A estada no hospital promoveu uma forte amizade com irmã Agatonia, que gerenciava a entidade.

Já em 1951, aos 8 anos, falece a sua mãe. Irmã Agatonia foi ao funeral e na vinda pra casa, pediu ao pai de Valda que a deixasse ir para o convento. Depois de alguma insistência, seu pai concordou. Assim, Valda foi para o convento, em Cocal do Sul. Lá, Valda ficou até os 15 anos, concluindo os estudos na época. Para seguir a vida de juvenista, Valda teria que transferir-se para São Paulo, mas só poderia quando completasse 16 anos.

Casamento

Com isso resolveu aguardar durante um ano servindo no hospital Bom Pastor. Durante visita a um doente conheceu José Roberto Paulino. Quisera o destino que naquele momento ele conhecesse seu futuro esposo. “Foi amor à primeira vista”, dizia. Casaram em 1962 e foram morar no bairro Cidade Alta. Da união, nasceram os filhos Márcio José Paulino e Jonas Roberto Paulino, além dos netos.

Professora por 28 anos 

Desde que estudava em Cocal, ainda menina, quando uma professora se licenciava, Valda a substituía. Ela demonstrou vocação para lecionar, por isso depois de casada, trabalhou como professora durante 28 anos.Também foi coordenadora da Comissão do Bem estar do Menor de Araranguá – Combema, uma entidade que amparava 450 crianças dos 2 a 14 anos de idade. Funcionava em todos os bairros de Araranguá.

Religiosidade

Com a criação da Paróquia Sagrada Família em 1977, Valda atuou ativamente nas pastorais e Serviços comunitários, como catequista, no canto, na liturgia, como ministra extraordinário da Comunhão, fazendo visita aos doentes, no CAEP, Comissão Pastoral Paroquial, Comissão Pastoral das Comunidades, no cursilho, albergue, nos grupos de família e nas campanhas beneficentes.

Infelizmente, em junho de 1991, o esposo de Valda faleceu. José trabalhava no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Com a perda do esposo, ela passou a trabalhar na mesma entidade. Valda, por sua vez, deixou de conviver conosco no dia 23 de abril de 2015, aos 71 anos.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança