• Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exterior

    Acadêmicas Ana Paula Isoppo e Marina Cerávolo contam um pouco de suas experiências

Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exterior

18 Ago, 2016 11:17:18 - Educação

Criciúma (SC)

Conhecer novas culturas, vivenciar experiências, valorizar o currículo ou até se familiarizar com uma nova língua. Motivos para fazer um intercâmbio não faltam, principalmente durante a vida acadêmico. Na Unesc, programas como o Mobilidade Acadêmica, proporcionam ao aluno a chance para agregar estas experiências ao currículo. Oportunidades que foram abraçadas pelas estudantes Ana Paula Isoppo e Marina Köche Nunes Cerávolo.

Amigos portugueses, italianos, espanhóis, britânicos...

Aluna de Direito, Ana Paula sempre teve o desejo de fazer intercâmbio. E, em janeiro 2014, viajou para a Universidade de Coimbra, em Portugal, buscando adquirir experiências, enriquecimento pessoal e profissional. “São inúmeras as boas experiências e conhecimentos adquiridos durante a viagem. O conhecimento acumulado nesta troca cultural é impressionante. Morei em residência com oito estudantes italianos e espanhóis, além de ainda fazer vários amigos britânicos, as circunstâncias me fizeram aprender um pouco mais outras línguas e o que aprendi no curso de Direito foi bem interessante, pois estudar outro ordenamento jurídico enriqueceu a minha formação”, contou a acadêmica.

Para Ana Paula, o intercâmbio, além das experiências, gerou um processo de amadurecimento, uma vez que é necessário enfrentar muitos desafios longe dos familiares e encarar a adaptação com o desconhecido.

Com as crianças no Hospital!

Já Marina, aluna de Medicina, está realizando seu intercâmbio no Hospital Garcia de Orta, em Portugal, e, como Ana Paula, sempre desejou estudar fora do pais. “Sempre foi um desejo. Quando descobri que teria a oportunidade na décima fase, comecei a me preparar e correr atrás dos documentos para conseguir”, contou. 

Durante a viagem, Marina está se atualizando e adquirindo novas experiências, dentro e fora da sua área de estudo. “Aqui no hospital, todas as manhãs, tem reunião com todos os pediatras da instituição para discutir os casos das crianças. Além disso, estou fazendo novas amizades, conhecendo outras culturas, novas culinárias, aprendendo um pouco mais desta nova língua e aprendendo um pouco mais sobre a história do Brasil com Portugal”, destacou a acadêmica.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança