Histórias de redenção

26 Jun, 2017 14:10:58 - Artigo

Quando me perguntam qual o melhor filme ou livro que já li, logo me vêm à mente algumas dezenas de títulos. São muitos os favoritos, mas tenho um preferido: Grandes Esperanças, de Charles Dickens. O romance é uma verdadeira história de redenção moral, com direito a reviravoltas e uma discussão sincera sobre culpa, bondade e desejo. 

Escrito entre 1860 e 1861, inicialmente como um folhetim publicado em uma revista semanal inglesa, Grandes Esperanças fez grande sucesso ao contar a história de desilusão do órfão Pip. O menino experimenta suas descobertas, ambições e o amor nas pessoas e situações mais improváveis. É nas desventuras de Pip que surgem valores questionáveis – e verdadeiros – de uma vida com muitas mudanças de rumo.

Mesmo sem se preocupar em gerar empatia com seu público, Charles Dickens usa de irreverência para tocar profundamente o leitor através de Pip: o menino ajuda um criminoso em apuros com a política, e esse bandido não mede esforços para retribuir, fazendo pelo garoto o que um pai faria por um filho. Criado com mãos de ferro pela irmã, Pip sofre da infância à vida adulta por um amor não correspondido. E na arte, como na vida, o mundo gira, surgem novos encontros e personagens, num mosaico de sentimentos. 

É justamente o amor de Pip que o levará à imoralidade. É justamente ao herdar inesperadamente uma fortuna, que se envergonhará da própria origem e rejeitará família e amigos. Tenta se tornar digno sendo indigno. O que torna Pip tão verdadeiro é que ele é sincero em sua imoralidade e também em seus arrependimentos. 

São esses elementos que tornam Grandes Esperanças uma obra tocante.  Charles Dickens explora a vontade de mudar uma sociedade injusta e cruel e consegue traduzir o emaranhado de sentimentos que é a nossa vida. O ser humano é falho em muitos aspectos, mas perfeito quando consegue ser verdadeiro em seus sentimentos. Quando, em nossas experiências, nos deparamos com situações que nos desesperam, é porque não alcançamos essa visão do conjunto. Como nas páginas dos livros, é preciso passar por todos os capítulos da existência e tentar crescer com os erros e acertos. 

Se  sofremos, se vemos quem amamos sofrer, se presenciamos injustiças, precisamos tentar enxergar além, ter sempre esperança e fazer nosso melhor para mudar a história, quando necessário. E, principalmente, ser verdadeiros. Investir no que acreditamos ser correto. Corrigir o que entendemos que está errado. É para isso que o mundo dá muitas voltas e uma nova oportunidade a cada dia.  

Antonio Gavazzoni
Advogado e doutor em Direito Público

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança