• Histórias de arte e artistas compõem a primeira Mostra de Cinema na Sala Edi Balod

    Sessões de cinema iniciam nesta quarta-feira.

Histórias de arte e artistas compõem a primeira Mostra de Cinema na Sala Edi Balod

30 Out, 2017 13:41:32 - Variedades

Criciúma (SC)

Com o intuito de ampliar a atuação do espaço e incentivar a formação de público, por meio de exibições de filmes e ações que promovam a pesquisa e reflexão sobre arte e sua multiplicidade na contemporaneidade, a partir desta quarta-feira (25/10) inicia a primeira Mostra de Cinema da Sala Edi Balod. A iniciativa é um projeto de estágio obrigatório da aluna Aline Delavechia Rodrigues, do curso de Artes Visuais Bacharelado, e traz cinco sessões de cinema, até o dia 8 de novembro, das 18h às 19 horas.

Após cara sessão, para promover debates sobre arte, artistas e processos de criação, ocorre um debate mediado por um estudante ou egresso do Curso de Artes Visuais, cuja área de pesquisa dialoga com a temática apresentada pelos filmes.

Confira a programação

Dia 25 de outubro
Filme: Espaço Além (2016)
Convidada do dia: Mahira Silveira
Sinopse: A artista de performance Marina Abramovic viaja por lugares místicos do Brasil, pesquisando comunidades espirituais, pessoas e lugares de poder. O filme faz um registro etnográfico enquanto observa os processos de apropriação artística e humana de Marina. Ela entra em contato com os rituais do Vale do Amanhecer, o xamanismo na Chapada Diamantina, o candomblé na Bahia, as curas do médium João de Deus e os cristais de Minas Gerais.

Dia 30 de outubro
Filme: I am Making Art  de John Baldessari (1971)
Convidado do dia: Matheus Abel Lima de Bitencourt
Sinopse: A videoarte de 1971 “I Am Making Art” registra ações performáticas de John Baldessari. Nela, o artista conceitual estabelece conversas – de uma única frase – com linguagens tais como a performance e a pintura. Acreditando que o abismo entre a arte e a vida talvez seja imperceptível, Baldessari declara: “arte é quem eu sou”.

Dia 1º de novembro
Filme: Escada para o Céu: A Arte de Caio Guo-Qiang (2016)
Convidada do dia: Rafaela Ribeiro Pereira
Sinopse: O documentário de Kevin Macdonald narra a vida e a carreira do conceitual artista chinês Caio Guo-Qiang, famoso por seu trabalho com pólvora e fogos de artifício.

Dia 6 de novembro
Filme: Jogo de Cena (2007)
Convidada do dia: Alessandra Barbosa da Rosa
Sinopse: Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. 23 delas foram selecionadas, em junho de 2006, e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres, borrando as tênues linhas que separam a realidade da ficção.

Dia 8 de novembro
Filme: Pixo (2014)
Convidada do dia: Iolanda Luiza Vitória Maciel Peres
Sinopse: A particularidade das pichações paulistanas atrai olhares curiosos, assim como a atenção de artistas e estudiosos que buscam entender a mensagem codificada por trás de letras quase ilegíveis. O documentário dá voz aos pichadores, mostrando sua realidade, motivações e as leis próprias que regem este universo particular. Entre as cenas de constantes conflitos com a polícia paulistana e situações de descontração e confraternização entre os membros dessa comunidade, o filme fornece argumentos para diversos debates: a pichação é arte ou crime? Quais seriam os limites criminais para a prática? Quais as diferenças entre pichação e street art?

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE