• Henrique Meirelles apresenta panorama econômico do país

    Ministro da Fazenda destaca o ritmo de crescimento econômico brasileiro ao prestigiar a posse da nova diretora da Acic na noite desta quarta-feira

Henrique Meirelles apresenta panorama econômico do país

15 Mar, 2018 10:29:35 - Economia

Criciúma (SC)

Em evento prestigiado por diversas lideranças políticas e empresariais, incluindo a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a nova diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) tomou posse durante solenidade na noite desta quarta-feira, 14, para a gestão 2018-2019. A cerimônia lotou o auditório da entidade, em Criciúma, onde o empresário Moacir Dagostin assumiu oficialmente o cargo de presidente da Acic, seguida ainda pela posse das novas diretorias do Núcleo da Mulher Empresária de Criciúma e da Associação de Jovens Empreendedores (AJE).

Em seu discurso, Moacir Dagostin enfatizou a importância das reformas e da modernização do estado. “Assim como a aprovação da reforma trabalhista, que em sua flexibilização, não retirou direito justo, urge aprovarmos também a reforma da previdência, sem distinção entre os sistemas privado e o público. Precisamos realizar uma reforma fiscal moderna, pois sua atual configuração, age em desfavor de seu objetivo, inibindo o empreendedorismo. Temos que reduzir a dívida interna para que os recursos públicos destinados à sua sustentação, sejam utilizados para o bem-estar da população e para as obras de infraestrutura”, destacou Dagostin.

O presidente da Acic reforçou ainda as bandeiras da entidade como a educação, o fomento à cultura e inovação, e o papel da associação empresarial. “A Acic reivindica e atua para a qualidade da educação com a realização de alguns projetos como o Prêmio Acic de Matemática. Tem o propósito de fomentar a cultura da inovação, por isso, precisamos, urgentemente, do Centro de Inovação de Criciúma, e o compromisso de incentivar as empresas existentes e a atração de novas investimentos para o Sul do Estado”, completa.


Meirelles destaca a retomada do crescimento e a confiança do consumidor

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fez um panorama do cenário econômico do país, ressaltando a retomada do crescimento. “Já saímos da crise, o Brasil já está crescendo, criando empregos. A criação de vagas no mercado de trabalho em janeiro foi de 77 mil novos empregos. De fato, a atividade econômica está crescendo forte, a inflação do ano passado foi a mais baixa desde 1998. A Selic é a mais baixa da história, com isso, aos poucos a população cada vez mais vai sentindo o efeito dessa melhora, isso, particularmente, no estado de Santa Catarina que está crescendo mais que a média nacional, isso é um mérito dos catarinenses”, disse.

Conforme Meirelles, estudos do Banco Central mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina cresceu impressionantes 4,2% em 2017. “O PIB nacional cresceu 1% em 2017, no entanto, temos que levar em consideração que no ano anterior a queda foi de 3,5%. Essa tomada em curso atualmente é ainda mais expressiva em Santa Catarina. Desde 2017, a economia catarinense criou mais de 44 mil empregos, isso significa que o número de empregos fechados em 2016 foi compensando no ano seguinte”, acrescenta. 

O ministro reforça ainda que a sensação de segurança do brasileiro deve ser gradativa. “A sensação de bem-estar da população ocorrerá devagar. Portanto, estamos superando e crescendo. Estamos trabalhando para levar a população essa informação de que o povo pode consumir mais, pode ter confiança”, enfatiza. O consumo de bens duráveis, de acordo com ele, elevou 20% em 2017.

Sobre sua candidatura à presidência da República, o ministro disse que tem o prazo de 7 de abril para decidir se concorrerá as eleições. “Até o dia 07 de abril vou ter uma definição a este respeito. Estou recebendo muitas manifestações neste sentido e levo tudo com muita seriedade. Tudo na vida faço com muita atenção e o desejo de servir o povo brasileiro em qualquer posição que eu esteja”, coloca.

Sentimento de dever cumprido

Durante a transmissão do cargo, o ex-presidente da Acic, César Smielevski, agradeceu o período que esteve à frente do cargo durante sua gestão entre 2014 a 2017. “Agradeço todos os empresários que apoiaram as ações da Acic no período que ocupei a presidência, a diretoria que me acompanhou, aos funcionários desta entidade e demais parceiros. Me despeço com o sentimento de dever cumprido”, enfatiza Smielevski.

O empresário também ressaltou a importância de valores éticos para a construção de um país diferente. “Somente com um ambiente político pacificado e ético, com os poderes Executivo e Legislativo, agindo em harmonia, sem casuísmo, em prol do desenvolvimento, contas públicas equilibradas para que os recursos do contribuinte sejam de fato retornados a ele, projetarão para a sociedade incrédula, uma país diferente”, conclui.

Para prestigiar o evento estiveram presentes o governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, o deputado federal, Ronaldo Benedet, a deputada estadual, Ada de Luca, o vice-presidente da Facisc, André Gaidzinski, o vice-presidente Regional do Extremo Sul da Facisc, Filipe Pavei, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Júlio Colombo, e o prefeito municipal de Criciúma, Clésio Salvaro, entre outras autoridades.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE