• Há 60 anos tomava posse o primeiro prefeito do Município de Içara

    Ascendino Pavei foi nomeado pelo governador Celso Ramos no dia que o município foi instalado.

Há 60 anos tomava posse o primeiro prefeito do Município de Içara

29 Dez, 2021 19:52:03 - Política

Içara (SC)

Há 60 anos, no dia 30 de dezembro de 1961, num sábado pela manhã, na Sociedade Recreativa Ipiranga, autoridades e a população em geral, se reunia para dar posse ao primeiro prefeito da cidade de Içara, o senhor Ascendino Pavei. A sessão solene dava início a instalação do município, pela lei nº 796 de 20 de dezembro de 1961, publicada no diário da Assembleia Legislativa (ALESC) no dia 22 de dezembro, que emancipou Içara de Criciúma.

Presidiu a solenidade o juiz de direito da comarca de Criciúma, Francisco May Filho. A lei de fundação foi assinada pelo deputado e presidente da Alesc, João Estivalet Pires. Já a nomeação do prefeito interino seguiu a indicação do governador Celso Ramos.


“O dia 30 é comemorado pela posse do primeiro prefeito e também o primeiro dia de instalação de Içara. Por isso muitas pessoas também comemoram o aniversário da cidade no dia 30. Neste ano seguimos a data de fundação, 20 de dezembro, sendo celebrado o corte do bolo comemorativo e o show gospel com o artista Leandro Borges”, lembrou a prefeita, Dalvania Cardoso.

Na oportunidade da instalação e posse estiveram presente e fizeram o uso da palavra o vereador Nelson Alexandrino, representando o poder legislativo de Criciúma, o senhor Ézio Lima, representando a população, o próprio prefeito nomeado, Ascendino Pavei, o prefeito de Criciúma, Nery Jesuíno da Rosa, além do ex-prefeito de Criciúma, Paulo Preis, que representou o governador Celso Ramos. Representando a Alesc fez uso da palavra o senhor Ademar Ghisi, também discursaram os senhores João José de Freitas e Addo Caldas Faraco.

Desde então, já se passaram seguintes governantes por Içara: Angelo Lodetti, José Antonio Dal Toé, João Ramos Roussenq, Arthur Zanolli, Heitor Valvassori, Deobaldo Pacheco, Julio Cechinel, Gentil da Luz e Murialdo Gastaldon, sendo que hoje, nos 60 anos do município, a cidade é presidida pela primeira prefeita mulher eleita, a administradora Dalvania Cardoso.

“Içara conta com mais de 58 mil habitantes, supera todos os índices na balança comercial, no número de exportações, no número de novos empregados com carteira assinada, na agricultura, no mel, nos setores do plástico, fritas cerâmicas, picolé, turismo religioso e demais seguimentos. Depois de 60 anos nos resta agradecer a todos os prefeitos que por aqui passaram e aos içarenses pela força e o trabalho empenhados no município. Viva Içara”, finalizou Dalvania.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal