Há 17 anos PROERD faz com que as crianças digam não às drogas
Araranguá (SC)
Um dos principais programas preventivos da Polícia Militar de Santa Catarina está completando 17 anos na cidade de Araranguá. Trata-se do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – iniciado na cidade das avenidas no ano de 1999.
É Baseado no projeto D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), com origem na cidade de Los Angeles, Califórnia – EUA. O projeto californiano, desde 1983, foi desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, policiais e pedagogos, sendo aplicado, então, pelo Departamento de Polícia de Los Angeles – LAPD –em parceria com o Distrito Unificado Escolar daquela cidade, obtendo grande sucesso e aceitação, o que fez com que rapidamente se estendesse para todos os estados norte-americanos. Hoje é administrado pela Organização não governamental D.A.R.E. Internacional, com sede no referido local sendo desenvolvido em mais de 50 países.
No Brasil, o D.A.R.E. chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tendo então recebido o nome em português de PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, após terem sido feitas as adaptações metodológicas em conformidade com a realidade cultural brasileira.
No Estado de Santa Catarina, o PROERD foi implantado em 1998 na cidade de Lages e, logo após, nas cidades de Chapecó e São Miguel d’Oeste. No primeiro ano, 4.404 crianças catarinenses foram formadas pelo programa.
Um ano depois, o programa foi iniciado em Araranguá. Na época, o subtenente Nelson da Silva Viana hoje na reserva remunerada (aposentado), deslocou-se à cidade de Balneário Camboriú, onde participou de um curso ministrado por policiais militares de São Paulo, formando-se instrutor.
As primeiras unidades de ensino araranguaenses contempladas com o programa foram as escolas Professor Clóvis Goulart e Castro Alves, onde foram formados 203 alunos.
No ano seguinte, devido à grande procura por parte das unidades escolares houve a necessidade de formar mais um policial militar para ampliar os estabelecimentos de ensino contemplados.
Atualmente o 19º Batalhão de Policia Militar de Araranguá conta com três instrutores PROERD, que são os sargentos Moisés de Bem Alano e João Batista dos Passos de Oliveira e o soldado Elienar Farias, que trabalham integralmente no programa. A coordenação fica a cargo do capitão Alberto Cardoso Cichella.
Anualmente, em Araranguá, o programa PROERD forma mais de 1.200 crianças. Em toda a região da AMESC forma aproximadamente 3.100 crianças por ano.
Missão, objetivo e conteúdo
O PROERD foi idealizado para prevenir contra o uso e tráfico de drogas, e todas as formas de violência (física ou psicológica). Concentra-se em crianças e adolescentes em fase escolar, e busca despertar-lhes a consciência para o problema das drogas e da violência, assim como preparar os pais para que possam oferecer sustentação aos seus filhos. Tem como missão inicial educar crianças, no seu habitat, reunindo os esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a auto-estima da criança e apresentando a ela um modelo positivo de vida.
É um programa essencialmente preventivo. Precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência em todos os seus aspectos (físicos/psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela.
O programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas por outras pessoas e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência. Possui os seguintes currículos:
Educação Infantil e Séries Iniciais: Os estudantes da pré-escola, 1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano do ensino fundamental, participam do PROERD sendo atendidos pelo currículo: “Educação Infantil e Séries Iniciais”. Além da problemática drogas e violência, este currículo introdutório aborda principalmente a segurança pessoal como: cuidados em casa, em vias públicas, noções de trânsito, como proceder quando presenciar algum fato negativo, dentre outros.
Uma visão de suas decisões: Para os estudantes do 5º Ano (antiga 4ª série), há o currículo “Uma visão de suas decisões”, considerado o principal currículo do programa. É aplicado durante 11 encontros semanais (11 lições) onde é apresentado além do Modelo de Tomada de Decisão do PROERD que, através de 4 passos (defina, analise, atue e avalie), possibilita ao aluno refletir sobre o processo decisório, fazerem escolhas positivas e resolver problemas. Aborda, também, temas como "conversas em família" (buscando uma maior participação dos pais no processo de aprendizado), o bullying, as consequências do uso das drogas e da prática da violência (física, verbal, etc), a importância de se fazer escolhas certas, como perceber a influência dos meios de comunicação, etc. Todos os encontros possuem aulas expositivas, dialogadas, jogos e, em alguns casos, teatralizadas por eles próprios.
Caindo na Real: Destinado ao público adolescente, estudantes do 7º ano (antiga 6ª Série) do ensino fundamental, o currículo “Caindo na Real” trata-se de uma metodologia totalmente nova, com um material atualizado e com outra roupagem (livros coloridos), tendo como objetivo atrair os jovens para a discussão tema do programa. Divide-se em 10 encontros de uma hora/aula semanal.
PROERD para Pais: Além dos currículos que atendem ao público infantil, o programa também atua com os pais e/ou responsável de crianças e adolescentes. O PROERD para Pais é aplicado à comunidade adulta, durante 5 (cinco) encontros de duas horas de duração e busca, com esta interação, fornecer ferramentas para que os pais saibam como proceder, junto a seus filhos, quando surgir alguma dúvida ou dificuldade relacionada às drogas ou à violência.
O sargento João Batista dos Passos de Oliveira possui a formação “Master PROERD”, sendo o policial militar mais antigo no programa, com 15 anos de atuação. Segundo ele: “o programa busca desenvolver a personalidade da criança/adolescente onde ela cresce e se desenvolve com metas voltadas para seu futuro, criando, assim, cidadãos com perspectiva de serem confiantes e seguros no ambiente em que vivem. Para ter sucesso, o programa tem que ter continuidade e integração junto com a família e a comunidade”.
Já para o sargento Moises de Bem Alano: “o programa vai além dos objetivos estipulados pela instituição Polícia Militar, pois alcança o âmbito familiar. O jovem leva os conhecimentos que adquiriu e os repassa a toda sua família.”
Por sua vez, o coordenador do PROERD, capitão Alberto Cardoso Cichella, destaca que: “A questão das drogas e violência está relacionada a fatores biopsicossociais. O Proed considera esses fatores e fortalece a auto-estima das crianças e adolescentes a valorizarem a vida e a se sensibilizarem para valores morais e éticos.”
Reconhecimento dos ex-alunos
Sobre a importância do PROERD em sua vida, podemos apreciar as palavras de alguns alunos do programa na cidade, que disseram “não às drogas e à violência”.
O ex-aluno e atual proprietário de uma reconhecida barbearia no centro do município de Araranguá, Pedro Boeira Espíndola, 19 anos, ressalta a importância que os aprendizados obtidos através do PROERD tiveram em sua vida: “O PROERD teve papel fundamental na minha infância, pois é um momento em que passamos por muitas mudanças na personalidade e nos vemos diante de tomadas de decisões. Acredito que até aqueles alunos que dizem não possuir interesse nas aulas, acabam absorvendo os conselhos passados pelos instrutores. O policial Moisés, que foi meu instrutor, até hoje é um amigo e meu cliente.”
Já em um supermercado de Araranguá, o sargento João Batista dos Passos de Oliveira encontrou 3 ex-alunos que destacaram a importância do programa em suas vidas. Jonas Eberhardt da Rocha, 26 anos, sócio do referido supermercado, declarou: “O PROERD me ensinou que nem sempre quem nos oferece drogas são os inimigos, que às vezes uma pessoa considerada “amiga” pode nos influenciar a tomar decisões erradas. Isso me ajudou muito na hora de tomar decisões em minha vida. Tenho ótimas lembranças das aulas do PROERD e lembro-me do hino até hoje. O policial Oliveira foi um ótimo instrutor e até hoje é seu cliente e amigo. Desejo que o programa continue e que alcance cada vez mais crianças”.
Já a ex-aluna Jenifer Acosta Gomes, 18 anos, funcionária do supermercado, declarou “O PROERD proporcionava momentos muito divertidos na escola e nunca perdi uma aula. O programa me fez perder o medo que tinha dos policiais e me ensinou a vê-los como amigos. Sempre que eu chegava em casa contava o tema da aula aos membros da família. Outra coisa positiva do PROERD é que todas minhas dúvidas relacionadas as drogas foram sanadas durante as aulas, não despertando curiosidades futuras.”
Por fim, o ex-aluno André Munereth, 25 anos, também funcionário do supermercado, declarou a importância do PROERD em sua vida e na vida de sua família: “Tenho ótimas lembranças do PROERD. O policial Oliveira foi uma grande referência na minha infância. Durante as aulas, era disponibilizado aos alunos uma caixa para perguntas, o que tirou muitas dúvidas minhas e dos meus colegas. Quando fiz o PROERD, chegava em casa e mostrava minha apostila para os meus pais, cantava as músicas aprendidas e explicava o conteúdo explicado na sala. Na época, meu pai fumava e devido ao incentivo recebido, decidiu parar de fumar, o que pra mim foi uma grande conquista.”
No que depender da dedicação dos policiais militares instrutores do PROERD, milhares de histórias como a dos ex-alunos Pedro, Jonas, Jenifer e André deverão se repetir, deixando nossas crianças de hoje e adultos de amanhã, bem longe das drogas e da violência.