Grupos prioritários têm último dia para vacina contra a gripe

30 Mai, 2019 17:47:25 - Saúde

Maracajá (SC)

As pessoas que integram os grupos que têm prioridade para vacinação contra a gripe Influenza, têm doses reservadas e garantidas apenas até esta sexta-feira (31). Em Maracajá, gestantes, crianças a partir dos seis meses e menores de seis anos, e portadores de doenças crônicas forçaram para baixo o índice de imunização na cidade e podem ficar sem vacina a partir de segunda-feira (3), quando as doses restantes passarão a ser disponibilizadas para todas as pessoas interessadas no medicamento.

No total, dos 1824 integrantes dos grupos prioritários de Maracajá, 1.438 compareceram ao Cemasas e se vacinaram, proporcionando um índice de cobertura 78,8%. Dos grupos prioritários, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, as puérperas, que eram 13, todas se vacinaram. Dos 662 idosos, 643 tomaram a vacina (97,1%), e 98,7% dos professores estão imunizados , informa a responsável pela Sala de Vacinas do município, Silvana Bilésimo, preocupada com os índices.

Conforme os registros do Departamento Municipal de Saúde, o melhor resultado entre as crianças são as que têm entre dois e cinco anos: das 262 previstas na meta, 207 se vacinaram, registrando cobertura de 79%, ainda longe da meta de 95%. Maiores de seis meses e menores de dois anos, que são 155, somente 104 foram levados pelos pais para vacinar: 67,1% e das 84 crianças com cinco anos de idade, somente 41 estão imunizadas, um índice de  48,8%. Estatisticamente, em Maracajá, 149 crianças podem contrair a gripe a qualquer momento.

O diretor de Saúde, Diogo Copetti, estranha, também, a falta de comparecimento de portadores de doenças crônica como diabetes e do aparelho respiratório, entre outras. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a imunização de 425 pessoas nestas condições, mas apenas 237 foram ao Cemasas se vacinar. "O índice é de apenas 55,7%", lamenta o diretor de Saúde, alertando que a gripe Influenza pode levar a morte.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE