Grupo propõe mudanças no cronograma de desligamento da TV analógica

19 Abr, 2017 17:12:03 - Brasil

Brasília (DF)

O Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) propôs hoje (19) mudanças no calendário de desligamento da TV analógica para o segundo semestre de 2017. As alterações, que ainda devem passar pela deliberação do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, preveem o adiamento do desligamento em Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e no interior de São Paulo.

Foi mantido o cronograma de desligamento do Recife para o mês de julho, e também do Rio de Janeiro e Vitória, marcado para outubro.Em Fortaleza e Salvador, a proposta é mudar a data do desligamento de julho para setembro. Para Belo Horizonte, a data deve passar de julho para a segunda semana de novembro e, no interior de São Paulo, o adiamento deverá ser de setembro para a quarta semana de novembro.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o principal argumento de algumas emissoras de TV para pedir as mudanças de datas e que há problemas técnicos para a instalação de estações de televisão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo.

Também existem dificuldades para a produção de kits para adaptação ao novo sinal, compostos por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital e um controle remoto. As empresas de telecomunicações concordaram com o adiamento, desde que seja mantido o calendário de ativação da tecnologia 4G na faixa de 700 mega-hertz para o próximo ano. O desligamento do sinal analógico da TV aberta em Goiânia e mais 28 municípios do estado está mantido para o dia 31 de maio.

TEXTO/ LUANA LOURENÇO/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE