• Grupo de trabalho para definir ações de desenvolvimento

Grupo de trabalho para definir ações de desenvolvimento

30 Jan, 2017 17:10:22 - Economia

Laguna (SC)

Ações para desenvolver a economia, área social, meio ambiente e tecnologia da região de Laguna serão detalhadas por um grupo de trabalho instituído nesta segunda-feira, 30. O Núcleo Executivo Regional de Laguna do programa Crescendo Juntos, que visa promover o desenvolvimento de Santa Catarina e reduzir as desigualdades regionais, é formado por representantes da sociedade civil organizada e do poder público.

"É mais essa etapa que nós temos que cumprir e cada um que está aqui é importante neste processo dentro do programa. Vamos acreditar, nós podemos buscar e ver as coisas acontecerem, quem sabe está nas nossas mãos orientar o desenvolvimento da região”, destacou o secretário executivo da ADR de Laguna, Luiz Felipe Remor.O Núcleo Executivo Regional terá o papel de implementar as ações do programa na região de Laguna, coordenar a construção da Agenda Regional de Desenvolvimento e articular-se com o comitê gestor do Crescendo Juntos. “Os órgãos de execução do programa são dois: a Secretaria de Estado do Planejamento e o Núcleo Executivo Regional, que é quem coordena as ações do programa”, resumiu o diretor de Desenvolvimento Regional e das Cidades da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Flores Boppré.

A região de Laguna abriga 16% da população e tem participação de 10% do PIB no Estado. Entre as ações previstas na agenda de desenvolvimento estão qualificação de mão de obra por meio de cursos de capacitação, balizamento do complexo Laguna Sul, com ordenamento pesqueiro e fortalecimento da atividade da pesca, desenvolvimento da cadeia produtiva de butiá e outras frutas nativas, além da revitalização das lagoas Mirim, Santo Antônio e Imaruí.

“A região tem que ser protagonista para criar uma agenda regional e implementá-la. Essa agenda é um compromisso do Governo e das instituições parceiras para a região de Laguna no período de curto prazo, com projetos neste plano plurianual de Governo que vai até 2019. Nosso foco é buscar projetos e ações a serem implementados nos próximos três anos”, explicou o diretor de planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento Luiz Carlos Mior.

Integrantes do Núcleo Executivo Regional de Laguna:

- ADR de Laguna
- Conselho de Desenvolvimento Regional (ADR)
- Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel)
- Udesc
- Epagri
- Terminal Pesqueiro de Laguna
- Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos
- Associação Cultural Terapêutica da Região da Amurel (Acustra) - Sindicato dos Trabalhadores Rurais
- Associações de Pescadores de Laguna
- Sebrae
- Cooperlagos

Participaram da reunião representantes de prefeituras, da ADR, cooperativas, Associação da Comunidade Pesqueira de Laguna, Terminal Pesqueiro de Laguna, Facisc, SEBRAE, Sindicato dos Trabalhadores e Udesc.

“O programa Crescendo Juntos vem sendo tratado pelo secretário Murilo Flores e sua equipe como um programa prioritário. Nós temos a condição de fazer com que a região tenha melhores números e que ela consiga efetivamente se concretizar como uma região voltada ao crescimento econômico no sul do Estado”, comentou o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento Fabio Botelho.

Sobre o Crescendo Juntos

Após o estudo de diversos indicadores de desenvolvimento, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento elaborou o mapa de elegibilidade que define as regiões de Santa Catarina em mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas. Essa classificação é resultado da associação de duas variáveis-chave capazes de medir o desenvolvimento socioeconômico de uma região ou do Estado: renda domiciliar per capita média da população residente na região e Produto Interno Bruto per capita. Além disso, foram considerados dois indicadores complementares: evasão da população e a dinâmica do emprego formal.

O programa identificou 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Em cada região, será elaborada uma agenda de desenvolvimento com propostas concretas para dinamizar a economia local, respeitando as vocações dos territórios, com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.

Os parceiros iniciais do Crescendo Juntos são Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Banco do Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE