• Grupo de Jovens Libertação fortalece amizades em Festa de São João

Grupo de Jovens Libertação fortalece amizades em Festa de São João

23 Jun, 2017 09:54:44 - Variedades

Içara (SC)

Cláudio Serafim trabalhava em uma fábrica de calçados quando uma colega convidou para ir à reunião do Grupo de Jovens Libertação. Aos 18 anos, logo na primeira visita aderiu, virou secretário e chegou a ser líder. “Era um grupo enorme - o maior da Paróquia São Donato - muito aberto e participativo. As pessoas eram convidadas por participantes ou nas missas da Matriz. Tínhamos reuniões aos sábados no final da tarde, antes da missa, nas salinhas de catequese, embaixo da igreja”, recorda-se sobre os encontros na década de 1990.

As reuniões abriam com oração e depois seguiam com a discussão de assuntos como espiritualização, conscientização, assistência social, inclusão social e cultural, além de sexualidade. “Também entoávamos cantos. Além das reuniões participávamos das missas na matriz com grupo de canto, leituras e comentários. Em alguns anos fizemos encenação de Natal também na matriz. Mensalmente participávamos de missas jovens nas comunidades, sendo que muitas vezes íamos de caminhão”, completa.

O engajamento do grupo foi além do aspecto religioso. Havia torneios esportivos, acampamento de Carnaval, festividades no Dia de Nossa Senhora Aparecida, gincanas e até mesmo apoio nas necessidades básicas de algumas comunidades, por exemplo, o bairro Jardim Pinheiro, atualmente denominado de Nossa Senhora de Fátima. Devido a falta de qualidade da água, amostras foram levadas pelos jovens até a Câmara Municipal na tentativa de sensibilizar o poder público.

“Além das amizades, do fortalecimento da verdadeira vida cristã, aprendemos a viver em comunhão com as pessoas; a respeitar o ser humano e o meio ambiente; a ajudar na construção um mundo melhor; além de nos ajudar a preparar pra própria vida, como ter senso de organização; disciplina; liderança; autoestima”, completa o ex-integrante, agora, na expectativa do reencontro com os amigos. A comemoração será em forma de Festa Junina – com traje típico obrigatório – a partir das 19h deste sábado, Dia de São João.

Os ingressos para o evento no Rancho do Beto ainda podem ser adquiridos no Foto Axé por R$ 15. Será o segundo reencontro do Grupo de Jovens neste ano. O primeiro ocorreu no Carnaval em lembrança aos acampamentos. “Um momento - além de rever os amigos, nos divertirmos e relembrar o que passamos - de partilharmos novas experiências e novos projetos, reafirmando um dos lemas mais fortes que nos move até hoje: a construção de um mundo melhor e mais cristão”, pontua Cláudio.

TEXTO/CANAL IÇARA
FOTO/REPRODUÇÃO/PAULO ROBERTO ZANETTA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal