• Grupo de Controle e Tratamento do Tabagismo recebe certificados

Grupo de Controle e Tratamento do Tabagismo recebe certificados

20 Nov, 2018 09:44:35 - Geral

Siderópolis (SC)

Depois de uma caminhada de nove semanas com nove encontros, o grupo de Controle e Tratamento do Tabagismo de Siderópolis encerrou suas atividades em 2018 com homenagens aos participantes que atingiram o objetivo. Foram entregues Certificados de Honra ao Mérito, aos envolvidos que direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso do programa. O Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo é executado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. Ele é coordenado pela assistente social, Maria das Graças Venhold Losso, com o apoio das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESFs) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do município.

“O hábito de fumar pela dependência física e psíquica à nicotina é de difícil superação. O tratamento requer atitudes que vão além do desejo, como a disciplina, a persistência e a assertividade, aliadas ao apoio de familiares, amigos e colegas de trabalho. O sucesso por essa conquista é de todos” destacou Maria.

A Secretária Municipal de Saúde, Gláucia Cesa Périco, aproveita para informar que para se inscrever no grupo os interessados devem deixar nome, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e nome da agente de saúde na sua Unidade Básica de Saúde (UBS). O próximo grupo ocorrerá em 2019, ainda sem data definida. “O grupo funciona de acordo com as normativas do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo”, comenta.

No programa os pacientes são atendidos em grupo por uma equipe multidisciplinar e também individualmente com o médico da UBS. São fornecidos medicamentos para auxiliar o paciente a parar de fumar e nos encontros, são abordados diversos temas, mas o que realmente os motiva é sua própria vontade em abandonar o vício.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança