• Greve dos ceramistas: audiência e assembleia ocorrem nesta terça-feira

Greve dos ceramistas: audiência e assembleia ocorrem nesta terça-feira

22 Fev, 2021 17:56:38 - Economia

Criciúma (SC)

Uma audiência de conciliação em processo de Dissídio Coletivo, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e uma assembleia, à noite, com trabalhadores da Cerâmica Elizabeth, marcam a terça-feira, dia 23, da greve dos ceramistas de Criciúma e Região.

“Unidade,  mobilização e legalidade marcam a nossa greve, que já tem resultados positivos com acordo com duas empresas”, enfatiza o presidente do Sindicato dos Ceramistas, Itaci de Sá. “A reivindicação dos trabalhadores é tão somente renovar a convenção coletiva de trabalho que expirou em 31 de dezembro e aumento real de salários, em um momento em que as empresas atravessam seu melhor momento e têm expectativa muito boa para o futuro, diante da retomada da economia e estas foram as deliberações de nossas assembleias gerais, nossa instância maior”, acrescenta Itaci.

O primeiro ato de greve, na cerâmica Angel Gres, a produção foi paralisada no início da noite de sábado, dia 20. Representantes da empresa chamaram a  diretoria do Sindicato para negociar e apresentaram uma proposta de acordo, que foi discutida e aprovada às 5 horas da madrugada seguinte, em assembleia com os trabalhadores, que vão receber reajuste salarial de 6,5% e renovadas todas as demais cláusulas da convenção coletiva de trabalho de 2020.

Itaci revela que o mesmo processo ocorreu na noite de sábado, dia 20, na Cerâmica Elizabeth, do bairro Quarta Linha. Ficou pendente, somente o índice de aumento real a ser concedido. “Na noite desta terça-feira, dia 23, na frente da empresa, faremos nova assembleia com os trabalhadores e apresentaremos a proposta de aumento real que a empresa vai propor e o pessoal vai decidir”, diz Sá.

Na audiência de conciliação do TRT a expectativa é que o sindicato patronal reveja sua proposta, rejeitada por quase 70% dos trabalhadores que participaram das seis assembleias da semana passada, quando a greve foi deliberada. “Sem aumento real, reduzindo o intervalo de almoço/jantar para 30 minutos e implantando a “Escala Marshall” (jornada com dois ou três dias seguidos de 12 horas de trabalho), entre outras  medidas, a categoria não concorda e o movimento continua e o sindicato continuará seguindo todas as deliberações das assembleias”, finaliza o presidente do Sindicato dos Ceramistas.

ENGEPLUS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança