• Gravidez na adolescência em debate em escolas de Maracajá

Gravidez na adolescência em debate em escolas de Maracajá

05 Abr, 2019 09:56:05 - Educação

Maracajá (SC)

Gravidez na adolescência, higiene, prevenção e sexualidade foram temas de palestra ministrada nesta quarta-feira (3) pela enfermeira Clever Abegg, da equipe do Departamento Municipal de Saúde de Maracajá, a estudantes de 6º ao 9º anos das escolas municipais Nivaldo Rosa e Eulália Oliveira de Bem. A iniciativa atende o que determina a Lei Federal Nº 13.798/2019, de janeiro deste ano, que criou a "Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência". A norma pretende que a iniciativa seja repetida todos os anos para “disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução da incidência da gravidez no Brasil, na faixa etária de 10 a 19 anos de idade”.

De acordo com os dados do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivo (Sinasc) do Ministério da Saúde, o percentual de gravidez na adolescência teve uma queda de 17% no Brasil. Em números absolutos a redução foi de 661.290 nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos em 2004 para 546.529 em 2015. No entanto, apesar dos avanços, o número ainda é considerado grande, representando cerca de 18% do total de nascidos vivos no País.

Na avaliação do diretor municipal de Saúde, Diogo Copetti," devido à iniciação sexual precoce, meninas acabam gestando novas vidas, ocasionando em suas próprias vidas uma série de dificuldades com o exercício prematuro da maternidade, comprometendo de forma significativa o seu desenvolvimento saudável, tanto do ponto de vista físico como emocional".

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal