• Governo suspende cirurgias e exames eletivos e consultas ambulatoriais

Governo suspende cirurgias e exames eletivos e consultas ambulatoriais

17 Mar, 2020 17:13:24 - Saúde

Florianópolis (SC)

O Governo de Santa Catarina determinou novas medidas, na manhã desta terça-feira, 17, em função da pandemia de coronavírus. Exames e cirurgias eletivos e consultas ambulatoriais estão suspensos temporariamente, exceto para procedimentos não prorrogáveis, tais como exames oncológicos.

O objetivo da medida é diminuir o fluxo de pessoas no sistema hospitalar, reduzindo a circulação do vírus em um momento de preparação para o recebimento de pacientes com a Covid-19. Em relação às visitas nos hospitais, a determinação é que elas sejam suspensas no caso de idosos e pessoas com doenças crônicas. Para os outros pacientes, o limite é de uma pessoa por vez.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, Santa Catarina vive um momento de exceção e as medidas se fazem necessários para evitar a propagação do coronavírus.

"Estamos em um momento de preparar a rede hospitalar, por isso a redução da circulação de pessoas no sistema é necessária. Cada um fazer a sua parte é fundamental para que atravessemos esse período com o menor impacto é possível. O Estado de Santa Catarina está tomando todas as medidas para evitar a propagação do vírus", destaca.

Confira outras medidas que passam a valer para a rede hospitalar a partir desta terça-feira, 17 .

- Os hospitais com leitos de UTI devem intensificar a utilização dos leitos de retaguarda e cuidados prolongados de Unidades Hospitalares de menor complexidade, acionando sempre a Regulação de sua macrorregião;

- Em demandas de pacientes com sintomas respiratórios decorrentes da Covid-19 que venham a necessitar de internação em leito de UTI, a Unidade deverá comunicar a Central Estadual de Regulação Hospitalar (CERIH) antes de liberar a vaga;

- As Unidades Hospitalares deverão se reorganizar quanto à distribuição das cadeiras na sala;

- A circulação de pessoas na área hospitalar fica restrita neste momento;

- Os estágios na área hospitalar serão suspensos temporariamente.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE