• Governo irá anunciar nesta quarta-feira retomada das cirurgias eletivas em SC

Governo irá anunciar nesta quarta-feira retomada das cirurgias eletivas em SC

19 Mai, 2020 21:50:14 - Política

Florianópolis (SC)

Em reunião com o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e representantes de entidades médicas, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou que nesta quarta-feira, 20, o governo do Estado fará o anúncio da retomada das cirurgias eletivas. Procedimentos médicos que não fossem de emergência ou urgência estavam suspensos desde o mês de março devido à pandemia de Covid-19.  O regramento e os critérios para a retomada serão definidos em portaria que será publicada no diário oficial.

Participaram da reunião, articulada pelo deputado Dr Vicente,  representantes da Associação Catarinense de Medicina – ACM, do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina – Simesc, do Conselho Regional de Medicina – CRM/SC e da Academia de Medicina de Santa Catarina (Acamesc). 

“É uma notícia importante que atende ao pleito que apresentamos por meio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.  A suspensão foi necessária em um primeiro momento, mas o seu prolongamento está asfixiando vários hospitais que necessitam da receita obtida com as cirurgias eletivas para manter equipes médicas. Além disso, são centenas de pessoas nas filas com exames prontos aguardando agendamento ou mutirões de cirurgias. Casos simples podem se tornar emergências médicas devido à longa espera”, destaca Dr. Vicente.

Hotel para profissionais de saúde

Durante a reunião, os representantes de entidades médicas hipotecaram solidariedade e se colocaram a disposição do novo secretário de Saúde no enfrentamento da pandemia. Eles apresentaram uma pauta no sentido do governo não medir esforços para garantir proteção das equipes medicas e de saúde que estão atuando no atendimento a pacientes infectados com convid-19.

O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, garantiu que não faltarão equipamentos de proteção individual – EPI e que a Secretaria, com apoio das entidades, está reforçando treinamentos. Ele comunicou ainda que a Secretaria, em atendimento a uma sugestão feita pelo deputado Dr. Vicente ao Grupo de Ações Coordenadas (Grac), está finalizando o processo de mapeamento de hotéis que ficam próximos de hospitais referência para  Covid-19 para alocar os profissionais de saúde que trabalham nessas unidades. “A construção do processo de negociação com os empreendimentos está sendo finalizada, assim como o regramento sanitário para que os servidores possam ocupar quartos nesses hotéis.”

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE