• Governo entrega mais um selo SIM para agricultores

    Embutidos terão comercialização regularizada e inspecionada por técnicos

Governo entrega mais um selo SIM para agricultores

26 Out, 2016 16:10:19 - Geral

Içara (SC)

O sonho de abrir o próprio negócio, onde toda a família pudesse trabalhar e progredir unida fez com que o içarense Evanir Calegari deixasse o emprego para se dedicar ao desejo de ter sua empresa. Com o auxílio da equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Içara e dos técnicos da Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi), Calegari planejou e executou o sonho de abrir a sua própria agroindústria, recebendo esta semana o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Governo Municipal.


De acordo com o coordenador de inspeção do SIM, o médico veterinário Saulo Da Boit Goularte, com a certificação, os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, tem a sua preparação, manipulação, depósito e acondicionamento verificados por uma equipe, garantindo a sua procedência. “É necessário seguir uma série de pré-requisitos e padrões de qualidade para receber o selo. Nós acompanhamos todas as partes, desde o início das obras e continuaremos coletando amostras e realizando inspeções na fábrica” explicou.


“Foram dois anos de planejamento e obras. Com o apoio dos técnicos recebemos todas as orientações necessárias sobre manejo, higiene e comercialização”, explicou o proprietário, que inaugura o estabelecimento neste sábado, na Vila Nova, às 9h00, com degustação de torresmo, pururuca e salame.

O projeto foi desenvolvido em parceria com SC-Rural, programa de incentivos do Governo do Estado, com metade do investimento financiado pelo agricultor. “A Prefeitura ficou responsável pela parte de fiscalização junto ao serviço de inspeção e pelas licenças ambientais”, informou o secretário de Agricultura Samuel Matiolla.

“Essa é a concretização de um grande trabalho desenvolvido pela Secretaria. Além da valorização do agricultor familiar, que agora poderá comercializar seus produtos em todos os supermercados da região”, destacou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, que participou da entrega do certificado à família produtora.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE