• Governo encaminha solução para garantir a reabilitação visual

Governo encaminha solução para garantir a reabilitação visual

03 Mai, 2017 10:42:52 - Geral

Florianópolis (SC)

O Governo do Estado estuda uma forma de garantir a continuidade do serviço de reabilitação visual oferecido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Para debater o assunto, o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, recebeu, nesta terça-feira, 2, representantes da Comissão de Acompanhamento da Reestruturação do Serviço de Reabilitação Visual da FCEE, entre eles integrantes da própria Fundação, da Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic) e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

De acordo com o secretário Serpa, o Governo do Estado reestabeleceu o serviço com a contratação temporária de um profissional pelo período de 180 dias, mas é preciso uma solução definitiva. “Nossa intenção é dar condições para que a FCEE e as secretarias da Saúde e da Educação possam, em conjunto, encontrar uma solução para garantir a manutenção do serviço aos catarinenses que necessitam desse acompanhamento de reabilitação visual”, ressalta o secretário da Casa Civil.

Por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) do Governo Federal, entre os anos de 2005 e 2014, o serviço foi oferecido pelo Governo do Estado, por meio do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas Deficientes Visuais (CAP) da FCEE. Cerca de 3.500 pessoas foram atendidas pelo programa que inclui reabilitação visual e adaptação de prótese ocular para pacientes de todo o Estado com deficiência visual congênita, patológica ou provocada por acidentes de todas as idades, de crianças a idosos.

Com o encerramento do convênio, o serviço foi temporariamente interrompido, mas o Governo do Estado reestabeleceu o atendimento aos pacientes no mês de abril deste ano, a partir da contratação, por parte da Fundação Catarinense de Educação Especial, de um médico oftalmologista para atendimento da demanda por um período de seis meses até que a solução definitiva envolvendo a FCEE, Educação e Saúde seja encaminhada.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança