Governo do Estado vai transferir terreno à Udesc

28 Abr, 2017 15:56:05 - Educação

Florianópolis (SC)

A  Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) acertaram a transferência de um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados no Bairro Capoeiras, em Florianópolis, que permitirá a construção do Novo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da universidade e a reativação da Escola Estadual de Educação Básica Deyse Werner Salles.

A área terá espaços para uso compartilhado entre a instituição de ensino superior, a escola e a comunidade, como o ginásio e o auditório. Além disso, a Udesc Cefid beneficiará alunos e moradores com projetos nas áreas de saúde, esporte e lazer e ainda oferecerá apoio pedagógico, com auxílio do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, aos professores da unidade básica de ensino.

“A construção do complexo será viabilizada com a negociação da atual área do nosso centro. Estamos contentes com a perspectiva de melhora na nossa infraestrutura já que isso possibilitará que nosso centro oportunize, cada vez mais, os serviços para a comunidade”, informa o diretor-geral da Udesc Cefid, Paulo Henrique Xavier de Souza.

O plano de ocupação do espaço contempla piscina semiolímpica, piscina terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança e ginásio de ginástica rítmica. Além disso, ganharão novas estruturas a Clínica Escola de Fisioterapia, todos os laboratórios atuais e as salas de aula e administrativas, além de auditório, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala das representações estudantis.

Solução inteligente

O Novo Cefid será possível após tratativas entre o Ministério Público de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação, a Udesc e a comunidade do entorno da Escola Deyse Werner Salles, que solicita a reativação da escola interditada pela Defesa Civil há dois anos.

“Apresentamos a proposta em audiência pública na última terça e a mesma foi aceita por unanimidade pela comunidade. A parceria será boa para todos os envolvidos. Quem ganha é a educação de Santa Catarina”, resume o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

Mudança necessária

A Udesc Cefid oferece cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia, além do Mestrado e do Doutorado em Ciências do Movimento Humano e do Mestrado em Fisioterapia.

O centro está instalado em um terreno de 11,5 mil metros quadrados no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e precisou adquirir e alugar casas anexas, pois já atingiu o limite de expansão física no seu terreno original.

A transferência para o novo terreno, no Bairro Capoeiras, possibilitará a expansão do centro.

Histórico de negociações

Antes de chegar a um desfecho, diversas gestões da Udesc Cefid já apresentaram propostas de reformulação das instalações da unidade para atender adequadamente as necessidades do centro e abrigar suas atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão.

Um ajuste do zoneamento do atual endereço do centro, permitindo aumentar a área construída, chegou a ser aprovado pela Câmara Municipal de Florianópolis em 2012, mas o novo Plano Diretor da cidade voltou a impor restrições à ampliação do centro.                     

Com isso, a expansão da unidade foi à base da construção de anexos. Quatro casas próximas ao terreno da Udesc Cefid abrigam laboratórios, setores administrativos e salas de aula.

Em fevereiro de 2016, a Prefeitura de Florianópolis indeferiu o pedido de doação de um terreno municipal de quase 10 mil metros quadrados no Bairro Abraão, o que obrigou a administração da Udesc Cefid a considerar outras possibilidades de expansão na região. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE