Governo do Estado abre Campo Experimental de Piscicultura da Serra Catarinense

31 Ago, 2017 16:35:34 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O governador Raimundo Colombo participa nesta sexta-feira, 1º de setembro, em Painel, da abertura do Campo Experimental de Piscicultura da Serra Catarinense, subordinado ao Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O ato será às 10h30. O campo está localizado no Km 242 da SC-114, às margens da rodovia, numa área de 19 hectares, o equivalente a 190 mil metros quadrados. Num primeiro momento, com investimentos de R$ 284 mil, serão feitas as reformas e adequações na infraestrutura. Paralelamente, os técnicos da Epagri realizarão um estudo das espécies que serão trabalhadas no local, bem como a quantidade de produção.

E a partir do próximo outono, no segundo trimestre de 2018, quando começar a reprodução natural dos peixes, a Serra Catarinense contará com um dos mais completos centros de piscicultura do país. “A cadeia produtiva vem crescendo, e a indústria está carente. Esse novo espaço contará com doutores e especialistas que, por meio de pesquisa e extensão rural, proporcionarão uma nova e importante alternativa de renda aos produtores da região”, diz o responsável técnico pela unidade, Vilmar Francisco Zardo.

O ato marca a transmissão de patrimônio da Base Avançada de Pesquisa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a Epagri. O espaço foi inaugurada há 32 anos, em março de 1985, como Estação Nacional de Truticultura da Superintendência de Desenvolvimento da Pesca (Sudepe), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura. Ao longo do tempo, foi utilizada também para outras funções, como a sede da Polícia Militar Ambiental de Lages, entre 1998 e 2006. Posteriormente, abrigou a Base Avançada de Pesquisa do Ibama, que realizou atividades de repovoamento alevino de espécies nativas, proteção a animais silvestres e programas de educação ambiental até 2014, quando entrou em desuso.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE