• Estrutura será instalada na Rodoviária Rita Maria, em Florianópolis

Governo define entidade que irá gerenciar Centro de Atendimento

21 Set, 2016 15:53:58 - Política

Florianópolis (SC)

Depois de nove meses de espera, nesta quinta-feira (21), às 10h30, será assinado o convênio entre o governo do Estado e a Pastoral do Imigrante da Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis (ASA), que venceu a Chamada Pública para gerenciar o Centro de Referência Estadual de Atendimento ao Imigrante e Refugiados. O ato acontecerá no gabinete do governador. O centro funcionará em duas salas da Rodoviária Rita Maria, em Florianópolis. As reformas no local devem durar até novembro.

A formalização está sendo comemorada pelo deputado estadual Dirceu Dresch (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e vinha pressionado o governo pela instalação da estrutura de apoio. "Será o primeiro centro de referência estadual ao imigrante do Brasil, e isso se deve ao esforço das 29 entidades que congregam o Grupo de Trabalho do Imigrante e que atuavam, junto com a nossa comissão, para sensibilizar o governo a criar um local de atendimento adequado aos imigrantes que estão em solo catarinense."

Em janeiro deste ano o governo do Estado celebrou convênio com o governo federal e recebeu R$ 1 milhão para instalar um Centro de Referência e Acolhimento do Imigrante. Até o momento, a Pastoral do Imigrante faz o atendimento de forma voluntária em uma sala de 18 m², na Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, na Prainha. O trabalho envolve orientação, regularização de documentação, certidão consular, envio de documentação à Polícia Federal para expedição do documento de registro de permanência e, também, acesso ao mercado de trabalho.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança