Governo de Santa Catarina e ENGIE firmam convênio para criação de centro global de pesquisa

25 Out, 2018 14:43:32 - Política

Florianópolis (SC)

O governador Eduardo Pinho Moreira formaliza nesta quinta-feira, 25, protocolo de intenções para a instalação do ENGIE Lab Brasil, centro global de pesquisas e inovação. A assinatura será às 14h, na Casa d’Agronômica, e contará com as presenças dos secretários de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, e do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Adenilso Biasus, e do presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini.

Com sede na capital catarinense, o primeiro ENGIE Lab do país vai ser dedicado a projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de energia eólica e solar, cidades inteligentes, biogás e hidrogênio. O projeto conta com o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), entidade de direito privado que atua para facilitar a atração de investimentos estrangeiros diretos.

As negociações entre Apex-Brasil e a Investe SC – Agência de Atração de Investimentos, parceria entre o Governo de Santa Catarina e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) –, iniciaram ainda em 2016. “A instalação do ENGIE Lab reforça a política catarinense de inovação que estamos implantando no Estado. Temos investido na inovação e no conhecimento para manter nossa economia forte, equilibrada e, sobretudo, competitiva diante o cenário internacional”, declarou o governador Eduardo Pinho Moreira.

Dois projetos estão em desenvolvimento e definidos para Florianópolis: hidrogênio natural e cidades inteligentes. “Temos uma estratégia global de desenvolvimento do hidrogênio com vários eixos: estocagem de energia, injeção de H2 na infraestrutura de gás e mobilidade urbana”, explicou o gerente de Inovação e Novos Negócios da ENGIE, Carlos Gothe, destacando a relevância do projeto na abertura de um novo mercado energético para o Brasil. “Descobrir e controlar fontes de hidrogênio natural pode reduzir o seu custo de produção, estimulando o uso”.

O ENGIE Lab é uma importante ferramenta na estratégia de liderar a transição energética global para uma economia descarbonizada, ofertando soluções inovadoras em energia e serviços, para pessoas, empresas e cidades. A empresa mantém laboratórios de pesquisa na França, Bélgica, Chile, México, Emirados Árabes Unidos, Singapura e China. Atualmente, investe cerca de R$ 15 milhões anuais em inovação no país. Desde 2016, a companhia vinha negociando os possíveis locais para o investimento com a Apex-Brasil. "A escolha da capital catarinense levou em conta informações sobre incentivos fiscais e a presença de um dinâmico ecossistema de inovação”, disse Sattamini.

Florianópolis é um dos mais importantes polos tecnológicos do Brasil. Para o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, o novo centro de pesquisa reforça a política do Estado de investir na inovação, visando manter a economia forte, equilibrada e competitiva. A Prefeitura de Florianópolis apoiou o projeto por meio da Lei Municipal de Inovação, que permite obter dedução de até 20% do ISS e do IPTU devido de contribuintes incentivadores estabelecidos no município. “Será um marco para o setor de tecnologia contar com um canal desse porte para fomentar nossos projetos”, afirma o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA 


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE