• Governo de Lauro Müller cria Centro de Triagem para possíveis casos de coronavírus

Governo de Lauro Müller cria Centro de Triagem para possíveis casos de coronavírus

18 Mar, 2020 16:05:24 - Saúde

Lauro Müller (SC)

O Governo do Município de Lauro, através da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar a partir desta quarta-feira (18) Centro de Triagem para atender pessoas que apresentem sintomas do coronavírus COVID-19. O centro vai rastrear e dar suporte para pessoas que viajaram para o exterior e tiveram contato com portadores do vírus ou apresente os sintomas associados à doença. A estrutura vai funcionar na Sala de Catequese da Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, no Centro.

O atendimento será das 7 horas ao meio dia e das 13 horas às 14 horas, de segunda a sexta-feira, com profissionais da Secretaria de Saúde. Nesta quarta (18) o atendimento começa às 8 horas. Serão atendidas pessoas que apresentem febre, dificuldade de respirar, tosse e dor na garganta. Fora do horário de atendimento do Centro de Triagem, as pessoas podem procurar a Fundação Hospitalar Henrique Lage.

A secretaria frisa que as pessoas procurem atendimento não presencial, que também passará a ser ofertado. As pessoas que apresentarem os sintomas associados e tiveram contato com pessoas suspeita podem receber orientação através da Central de Triagem via telefone. Os telefones para contato são o (48) 991 21 7 181 e (48) 991 228 161.

Nesta escala de atendimento, as Unidades Básicas de Saúde do município estarão funcionamento em horário normal, mas, para atendimentos de urgência e emergência em geral. Quem apresentar os sintomas do COVID-19 deve seguir diretamente para o Centro de Triagem.

O Governo de Lauro Müller, através da Secretaria de Saúde, recomenda que seja seguido o protocolo de higienização das mãos de forma correta e que se evite locais com aglomeração de pessoas.

A criação do Centro de Triagem foi definida na manhã de terça-feira após reunião equipe médica da Secretária de Saúde, Poder Público e vários segmentos da sociedade de Lauro Müller.

Prefeito de Lauro Müller edita decreto com medidas para enfrentamento ao coronavírus COVID-19

O Prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, editou na tarde de terça-feira (17), o decreto 49/2020, com medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da infecção humana pelo coronavírus COVID-19. São 34 artigos dirigidos para orientação de espaços públicos e privados, suspensão de aulas na rede pública municipal, criação do Centro de Triagem, entre outros.

Entre os artigos publicados estão:

- Todas as pessoas que puderem devem ficar em isolamento social, especialmente idosos e pacientes com doenças crônicas;

- Pessoas com sintomas de COVID-19 devem ir ao Centro de Triagem que irá funcionar na Sala de Catequese da Igreja Matriz;

- Eventos com mais de 30 pessoas estão cancelados (art. 6º); Exemplo festas, aniversários, casamentos, etc.;

 - Comércios e locais com circulação de pessoas devem dispor de álcool gel 70% mais informações sobre a higienização das mãos.

- Restaurantes, lanchonetes, bares: além de álcool gel devem disponibilizar local para higiene das mãos e distância de 1,5 metro entre as mesas;

 - Suspensão das reuniões culturais, esportivas, comerciais, religiosas, clubes locais, casas de shows, etc., (art 10). Ex.: boates, missas, cultos, etc.

- Servidores com sintomas devem se dirigir ao Centro de Triagem para avaliação;

- Suspensão dos serviços de atendimento coletivo da Secretaria de Assistência Social (art. 22).

 - Conselho Tutelar e agentes comunitários de saúde vão manter apenas visitas inadiáveis. Demais visitas serão suspensas com atendimento preferencialmente por telefone ou meio digital. (art. 23 e art. 24).

  - Suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino a partir de 19 de março. (art. 25);

 - O aumento injustificado do preço de produtos relacionados ao enfrentamento da doença poderá implicar na cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento. (art. 28 e 29)

 - Fica recomendado a toda a população que o contato com os órgãos públicos seja de forma não presencial e seja feito por telefone, internet, etc.

 - Em caso de dúvidas, a Secretaria de Saúde de Lauro Müller tem linha direta para atendimento pelos telefones (48) 99121-7181 e (48) 99122-8161.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE