• Governo de Içara busca auxiliar no diagnóstico de hepatites virais

Governo de Içara busca auxiliar no diagnóstico de hepatites virais

25 Jul, 2019 09:44:27 - Saúde

Içara (SC)

Um grave problema de saúde no Brasil, as hepatites virais são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, o que aumenta a preocupação e a busca por providenciar diagnósticos mais precisos. O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa DST/HIV/AIDS reuniu os profissionais de saúde em uma ação de Capacitação de Hepatites Virais. Com o tema Plano de Eliminação do Vírus da Hepatite C no Brasil, aproximadamente 100 participantes acompanharam uma palestra proferida pelo médico infectologista, Eduardo Campos de Oliveira, no Clube Ipiranga, centro de Içara.

Conforme o Dr. Eduardo, ações como esta são muito importantes no sentido de sensibilizar os profissionais para este grave problema. “Os casos de hepatites virais, especialmente a hepatite C são relevantes no contexto nacional. O estado de Santa Catarina está em quarto colocado em nível nacional em número de casos de portadores de hepatite, então temos o compromisso de ampliar o acesso ao diagnostico e proporcionar o tratamento a essas pessoas”, ressaltou.

“É fundamental que as pessoas se previnam com a realização de testes rápidos que ofertamos em todas as unidades de saúde, pois é uma doença que pode evoluir para algo mais grave e se descoberta de maneira precoce, é possível a cura”, alertou a psicóloga do Programa DST/HIV/AIDS, Samira Abdenur.

A secretária Municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos, destaca que quanto mais os profissionais estiverem preparados, melhor será a condição para o atendimento e orientação ao paciente. “Atualmente temos cerca de 200 pacientes atendidos em Içara, contabilizando também o Balneário Rincão que utiliza nossos serviços. É um número significativo e nos preocupa, portanto a questão da prevenção é essencial e isso passa pela capacitação de nossa equipe”, comentou.   

Em alguns casos em que as hepatites apresentam sintomas, estes podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança