• Governador se reúne com representantes de hospitais

Governador se reúne com representantes de hospitais

27 Abr, 2018 15:35:49 - Política

Florianópolis (SC)

O governador Eduardo Pinho Moreira se reuniu com representantes de hospitais de todo o Estado na manhã desta sexta-feira, 27, na sede da Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina (Ahesc e Fehoesc) e da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina  (Fehosc), em Florianópolis. Esta foi a primeira visita de um governador ao local. Em agradecimento, a presidência das instituições homenageou Eduardo Moreira com uma placa que está exposta no auditório da sede. 

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, também esteve presente e ressaltou o esforço para a regionalização da Saúde. A proposta, que já vem sendo desenvolvida na Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o apoio do governador, é levar aos hospitais de Santa Catarina serviços que ainda não oferecem, reduzindo a chamada "ambulancioterapia", que é a transferência de pacientes para os grandes centros em busca de especialidades médicas.

"Em São Miguel do Oeste, o governador já autorizou a instalação, a partir de julho, da oncologia no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, retirando as pessoas das estradas entre São Miguel do Oeste e Chapecó. Estamos trabalhando também para levar a oncologia para Rio do Sul e São Bento do Sul, por exemplo. É fazendo serviços em cada região do Estado que estamos melhorando a vida dos catarinenses”, ressaltou o secretário.

Gestão técnica e eficiente

O governador destacou a escolha feita com a atual gestão na saúde pública do Estado. Completando 45 anos de formação na área, o secretário tem experiência para entender as dificuldades crescentes dos hospitais. “Acélio Casagrande, além de um gestor qualificado, possui uma sólida influência em Brasília, o que é extremamente importante para obter recursos”, afirmou Eduardo Moreira.

O atual governo tem aplicado 14% do Orçamento do Estado em Saúde, o que resulta em R$ 230 milhões por ano. A ideia para 2019 é aumentar para 15%. Para isso, segundo o governador, um projeto foi encaminhado para a Assembleia Legislativa (Alesc). “Se os deputados aprovarem, a partir do ano que vem este percentual vai automaticamente para a Saúde”, disse.

Homenagem

Por ser a primeira ida de um governador à sede da Ahesc, Fehoesc e Fehosc, que fica no Bairro Coqueiros, Eduardo Pinho Moreira foi homenageado com uma placa com seu nome, descerrada durante a reunião da diretoria nesta sexta-feira. O anfitrião, presidente da Associação de Hospitais de SC (Ahesc), Altamiro Bittencourt, agradeceu a presença e o fato de o governador ter eleito a área da Saúde como uma das prioritárias deste governo.

“Representamos mais de 180 hospitais. Nunca tivemos tantas reuniões com a Secretaria de Estado da Saúde como estamos tendo agora, e somos recebidos muito bem. Agradecemos ao governador por ter convidado Acélio Casagrande para ser o secretário da Saúde, pois ele tem uma competência incomparável, o que nos deixa muito esperançosos”, enfatizou Bittencourt.

O presidente da Fehosc, Hilário Dalmann, lembrou que havia 18 milhões de laudos represados e que, quando Eduardo Pinho Moreira assumiu o cargo, colocou a demanda em dia. O presidente da Fehoesc, Tércio Kasten, também frisou a importância de as entidades receberem na sede pela primeira vez um governador, já convidando para futuras visitas. “A casa sempre estará de portas abertas”, reforçou.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE