Governador recebe em Florianópolis embaixador da Alemanha

15 Mai, 2018 11:49:36 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Fluiu em bom português a conversa entre o governador Eduardo Pinho Moreira e o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, na tarde desta segunda-feira, 14, em Florianópolis. A visita protocolar acabou se transformando num diálogo com reflexões atuais sobre os desafios políticos de 2018, ano de eleições para deputados, governadores e presidente da República. Ao ser questionado sobre o futuro, o governador disse que o processo será imprevisível, mas defende que os eleitos tenham coragem para fazer mudanças estruturantes. Eduardo Pinho Moreira citou, por exemplo, que a reforma da previdência já era uma necessidade apontada há décadas e que até agora ninguém conseguiu fazer. Santa Catarina, embora já tenha aprovado um projeto de reforma para corrigir um déficit anual de aproximadamente R$ 4 bi, não escapa do dilema para quitar esse débito. “Já temos mais servidores inativos do que ativos e essa conta não vai fechar nunca”, desabafou o governador.

Georg Witschel contou que a reforma da previdência custou, à época, o poder do Partido Social-Democrata, mas hoje opera em superávit. “Essas medidas são extremamente necessárias, mas não são populares, por isso muitos não as fazem”, ponderou o embaixador. Por fim, o governador defende que os próximos legisladores e executivos tenham a coragem de propor e realizar correções como as que cortam benefícios e que diminuem o tamanho da máquina pública para que os recursos públicos sejam aplicados em serviços para a sociedade. “É preciso pensar na próxima geração e não apenas numa próxima eleição. O futuro chegou e exige esse compromisso”, concluiu Eduardo Pinho Moreira.

PARCERIAS

O encontro entre o governador e o embaixador da Alemanha também tratou de parcerias, que promovam soluções para demandas comuns. “As colônias alemãs que estão instaladas no nosso Estado fortalecem uma relação de contribuição mútua, de amizade e respeito. Queremos aprimorar essa parceria porque ainda temos muito que ensinar um ao outro”, enfatizou Eduardo Pinho Moreira

Entre as propostas, o governador pediu para que avancem as tratativas na elaboração de um projeto para a recuperação de áreas, no Sul do Estado, que foram degradadas devido à extração do carvão, já que a Alemanha realiza com sucesso esse trabalho. Um documento deverá ser elaborado com o apoio da Fapesc e de representantes do setor na região Sul e depois deverá ser apresentado aos alemães. Alternativas de produção energética, incentivos para a indústria automobilística e o pedido do embaixador para a implantação da segunda língua estrangeira nas escolas da rede pública estadual também estiveram na pauta.

O embaixador concorda que é indiscutível a importância do estudo da língua inglesa, mas argumenta que Santa Catarina é um verdadeiro acervo étnico e cultural e, para que isso não se perca, seria fundamental que a rede pública de ensino implantasse desde os anos iniciais uma segunda língua estrangeira no currículo. “Pode ser o alemão, o italiano, o polonês”, sugeriu Witschel, reforçando o pedido ao governador para que a reforma no Ensino Básico ocorresse já em 2019. O governador Eduardo Pinho Moreira garantiu que vai se empenhar para atender ao pedido.

BRASIL-ALEMANHA

Georg Witschel também convidou o governador Eduardo Pinho Moreira para participar do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). O evento é anual e ocorre de maneira alternada no Brasil e na Alemanha, para fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica. Este ano, o encontro será realizado em junho, na cidade de Colônia.

“É um encontro que discute políticas econômicas e comerciais em diversos setores como saúde, energia, agricultura, infraestrutura e de onde poderão surgir inúmeras oportunidades para novos negócios”, antecipou Witschel. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança