• Governador Moisés e vice Daniela Reinehr são diplomados

Governador Moisés e vice Daniela Reinehr são diplomados

19 Dez, 2018 14:50:14 - Política

Florianópolis (SC)

“Senhoras e senhores, não há honra maior para um cidadão do que ser escolhido por seus pares e outros cidadãos, para executar as mudanças que eles desejam ver, transformadas em realidade”. Foi com estes dizeres que o governador eleito Moisés direcionou seu discurso após ser diplomado, na noite desta terça-feira, 18, no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SC), em Florianópolis, juntamente com sua vice, Daniela Reinehr.

Os governadores eleitos receberam o diploma das eleições gerais de 2018, em sessão solene, em que também foram diplomados os 40 deputados estaduais e 16 federais, eleitos para o mandato de 2019-2022, e os senadores - dois titulares e quatro suplentes - escolhidos para o mandato 2019-2026.

Acessibilidade

A exemplo de como serão os seus pronunciamentos oficiais, o discurso do governador eleito teve tradução integral para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), feita pela intérprete Luciellen Lima.

Depois de agradecer à sua família pela educação e valores recebidos, Moisés retribuiu com palavras o apoio dos colegas de farda durante o processo de transição em curso e ressaltou o fato de estar sendo diplomado ao lado da primeira mulher eleita vice-governadora do Estado.

“Também estamos irmanados com os senadores e deputados eleitos e contamos com o apoio deles”, disse o futuro governador. “O diploma que recebemos hoje”, continuou, “certifica a confiança dos 2.644.179 milhões de cidadãos que digitaram nas urnas uma mensagem clara: a de que Santa Catarina quer mudança. E para honrar a maior votação da história do Estado nós faremos essa mudança”.

Cerimônia para todos

A solenidade foi acompanhada presencialmente por representantes dos poderes Executivo e Legislativo federal, estadual e municipais, Judiciário, Tribunais de Contas, Ministério Público, Procuradorias e Defensorias Públicas federal e estadual, advogados, autoridades militares, representantes de entidades de classe, dirigentes de instituições privadas e imprensa.

Entretanto, para que a população também pudesse acompanhar o que acontecia na cerimônia, ela foi transmitida, ao vivo, pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) no Youtube e as redes sociais dos governadores eleitos foram atualizadas em tempo real, trazendo imagens dos bastidores.

A vice-governadora eleita, Daniela Reinehr, minutos antes do início da cerimônia mandou um recado a todos que acompanham as redes sociais: “É uma honra muito grande, mas uma responsabilidade muito grande também, ainda mais com a expressão de votos que nós tivemos: 71% da confiança do povo catarinense foi depositada em nós. Agora que temos um esboço do que é Santa Catarina, através da transição, vamos direcionar o olhar. É um momento histórico, muito importante para nós. Tenho certeza que a gente vai saber honrar essa confiança. Acompanhem conosco, vocês fazem parte dessa história”, disse.

Discurso direcionado ao cidadão

O novo governador repassou a mensagem de ter consciência da imensa responsabilidade com aqueles que o elegeram: “Um compromisso de agir para melhorar a vida de 7 milhões de pessoas dos 295 municípios”, definiu ele. 

“Vamos executar mudanças importantes na administração pública, corrigir distorções, resgatar o verdadeiro sentido do serviço público: o cidadão. É para ele que devem ser direcionadas as ações de governo, é para ele que devemos serviços de qualidade, que retribuam da melhor forma os recursos que entregam através do recolhimento dos tributos”, afirmou.

“Sabemos da autoestima e do orgulho do nosso povo e queremos que a máquina administrativa acompanhe o jeito dos catarinenses: seja honesta, séria, eficiente e trabalhadora. Que tenha a marca da nossa gente: a eficiência, que não se mede apenas em números, mas em sorrisos e na satisfação das pessoas. Quem governa deve fazê-lo para o bem-estar de todos e esse será nosso propósito. Temos certeza de que seremos vitoriosos porque quando os catarinenses se unem não há barreira que não possa ser vencida”, concluiu o futuro governador, que encerrou seu discurso citando o poeta Miguel de Cervantes: “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho, quando se sonha juntos é o começo da realidade”.

Mulheres e jovens na política

A diplomação foi aberta com a apresentação da campanha “O voto é meu. Meu futuro, minha escolha”, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), em 2018, para incentivar a participação de jovens a partir de 16 anos no processo político.

Após a execução do hino nacional, o presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo José Roesler, ressaltou a importância do fomento à presença das mulheres na política e iniciou a entrega dos diplomas começando pelas mulheres eleitas para a Assembleia Legislativa (Alesc).

O mesmo procedimento foi adotado na entrega dos títulos aos escolhidos para a Câmara dos Deputados. Os senadores, por sua vez, receberam o diploma por ordem crescente de votação.

A diplomação encerra o calendário eleitoral de 2018, credencia e habilita os eleitos a se investirem nos mandatos político-eletivos para os quais foram escolhidos, a partir de 1º de janeiro.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança