• Eduardo Moreira esteve na Universidade e assinou documento de compromisso

Governador garante participação da Unesc na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional

10 Set, 2018 09:33:43 - Educação

Criciúma (SC)

Um compromisso foi firmado, na tarde desta quinta-feira (6/9), entre o governador Eduardo Pinho Moreira e a Unesc. Em passagem pela região Sul, Moreira esteve na Universidade em encontro com a reitora, Luciane Ceretta, o vice-reitor Daniel Preve e os  demais gestores para tratar sobre a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional destinado à Região Sul Catarinense. Na oportunidade, o governador assinou um documento em que a Unesc declara a intenção em protagonizar o estudo. MoO governador sinalizou positivamente à proposta e garantiu que a Universidade figurará como protagonista no trabalho.

Na próxima semana, uma equipe da Universidade deverá apresentar de forma oficial sua proposta de estudo para o governo, que irá encaminhar as questões jurídicas do processo para contratação. Conforme o governador, o valor estimado para investimento é de R$ 1.800 milhão, já liberados via SCParcerias.

Segundo Luciane, o resultado do encontro consolida a importância da Universidade na região. “Somos muito gratos pela vinda do governador até aqui e pelo compromisso estabelecido de colocar a Unesc como protagonista no Plano. Todas as demais instituições são bem-vindas conosco, mas nós temos um produto de excelência para ajudar a região a redefinir sua matriz econômica, de modo que, não tinha como ficarmos de fora desse processo. Precisamos nos posicionar e estamos muito satisfeitos com o encaminhamento”, destacou.

O estudo em questão, de acordo com Moreira, deverá elencar uma previsão do futuro no que diz respeito aos empreendimentos e as vocações da região, sendo de total condição da Universidade realizar um excelente trabalho com sua expertise. “A região tem a infraestrutura necessária. Eu diria, inclusive, que a "bola da vez" é o Sul. Porém, precisamos pensar e estabelecer vocações. Isso deve ser feito com critérios técnicos e estudos e é onde a Unesc entra. Uma Universidade plena e completa que oferece o que precisamos”, destaca.

Reivindicação

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Alexandre Bristot, acompanhou a visita e tratou com Moreira sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do artigo 170, no qual propõe mudanças nas bolsas de estudos e a valorização das Universidades Comunitárias. Sobre o assunto, o governador se mostrou contrário. “Vou dizer para o autor da matéria que sou contra”, afirmou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança