Governador fortalece ações de integração regional, segurança pública, saúde e educação na Argentina

15 Mai, 2018 11:06:21 - Política

Florianópolis (SC)

Para concretizar parcerias entre o Estado de  Santa Catarina e a província de Misiones, assim como estreitar laços com outros governos da América do Sul em encontro em San Miguel de Tucumán, Eduardo Pinho Moreira participa na Argentina de dois eventos que visam fortalecer ações bilaterais para o desenvolvimento social, principalmente nas áreas de saúde, segurança, educação e turismo.

“A atuação integrada na fronteira de nossos profissionais de segurança, saúde e educação é fundamental para reforçar as relações com a Argentina e fomentar o turismo entre os países”, destaca o governador.

ATOS

Na terça-feira, dia 15, em Posadas (Misiones), o governador assina três atos executivos que consolidam a integração entre Santa Catarina e a província argentina, reduzindo as dificuldades de comunicação entre as cidades fronteiriças. O acordo prevê o ensino de português a policiais argentinos e da língua espanhola aos militares catarinenses que atuam na fronteira. Além dos policiais, a intenção é que profissionais das áreas de Educação e Saúde que trabalham na região também participem das aulas. Também haverá ensino da língua espanhola nas escolas catarinenses localizadas na faixa fronteira; em contrapartida, as escolas da região Noroeste da Província de Misiones aprendem o idioma português.

A expectativa é de que policiais argentinos continuem a atuar no litoral catarinense na próxima temporada de verão. Para isso, o objetivo é viabilizar, em conjunto com as secretarias setoriais de Saúde, Educação e Segurança Pública, a capacitação dos agentes estrangeiros para que haja uma melhor interação com os turistas e com as entidades brasileiras.

Também haverá uma maior integração nas áreas da segurança, com foco na atuação do corpo de bombeiros em ocorrências de resgates, e da saúde,cuja meta é minimizar os impactos negativos em situações que exijam resposta a eventos que prejudicam a saúde da população na região de fronteira. 

As ações representam a concretização do Acordo de Cooperação celebrado em Florianópolis, em dezembro de 2017, que contempla várias áreas de atuação e que  possibilitou a vinda de policiais argentinos para atuarem na temporada no verão passado.

INTEGRAÇÃO REGIONAL

De Posadas, no mesmo dia 15, o governador Eduardo Pinho Moreira embarca para San Miguel de Tucumán, onde participa da Reunião Plenária do Comissões da Zicosur (Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul).

No encontro, serão discutidas alternativas de cooperação institucional, com o objetivo de continuar com o trabalho desenvolvido pelos membros do grupo. Promover integração e desenvolvimento regional  é o foco dessa reunião de líderes, que nessa edição contará com a participação de Luis Almagro, Secretário Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que visitou o governador no último mês.

A Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (ZICOSUR) é uma associação público-privada, criada em 1997, que tem como objetivo traçar estratégias de fortalecimento econômico e ambiental dos estados e províncias que integram o grupo, do qual participam Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru.

COMITIVA

Acompanham o governador os secretários Alceu de Oliveira Pinto Jr. (Segurança), Simone Schramm (Educação), Tufi Michereff Neto (Turismo, Cultura e Esporte) e o chefe de gabinete Miguel Ximenes.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE