• Governador entrega aeronave e participa de Seminário

Governador entrega aeronave e participa de Seminário

09 Nov, 2016 16:55:03 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O governador Raimundo Colombo entregou nesta quarta-feira, 9, em Florianópolis, o helicóptero Arcanjo 3, que vai atender o Vale do Itajaí, desde municípios do Litoral Norte até o Alto Vale, em substituição à aeronave danificada em abril deste ano. Em seguida, o governador participou da abertura do 16º Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), considerado o maior evento de prevenção e combate a incêndio do país.

“É uma alegria para Santa Catarina sediar um evento tão importante, que vai qualificar ainda mais o serviço extraordinário dos bombeiros, sobretudo na questão preventiva. Equipamos e modernizamos os bombeiros do nosso estado. Hoje, a corporação fica ainda mais fortalecida com a entrega de um novo helicóptero, que vai prestar um grande serviço. A próxima região a receber uma aeronave será o Sul. Todas as regiões de SC terão um helicóptero para proteção das pessoas”, disse o governador.

O helicóptero Arcanjo 3 é um modelo Esquilo, com autonomia de três horas e meia de voo. A aeronave possui equipamentos para combate a incêndio e para atendimento aeromédico, como oxigênio e maca. A capacidade é para seis pessoas, sendo cinco tripulantes (piloto, copiloto e tripulante operacional do Corpo de Bombeiros e médico e enfermeiro do Samu) e um paciente.

O evento

O Senabom, que segue até sexta-feira, 11, reúne bombeiros do Brasil e do exterior. Em paralelo, ocorre a comemoração dos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O evento apresenta novas tecnologias e promove o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras. Também pretende proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Onir Mocellin, ressaltou que o Senabom é o maior evento de bombeiros do país. “Vamos ter, além das palestras nacionais e internacionais, a apresentação de trabalhos científicos, certificação de cães, prova de bombeiros de aço e de salvamento aquático. São mais de três mil bombeiros participando. É uma forma de interagir e conhecer as novidades em tecnologias que possam facilitar o trabalho dos bombeiros. Queremos que a instituição continue sempre atuando com serviços de excelência naquilo que ela se propõe a fazer em prol da sociedade”, informou o comandante.

Mocellin relatou que Santa Catarina conta com mais de 2,5 mil bombeiros, distribuídos em 132 municípios. E todas as cidades com mais de dez mil habitantes têm bombeiros voluntários ou militares.

Para o secretário de Segurança Pública de SC, César Augusto Grubba, o evento serve de reflexão sobre o importante trabalho dos profissionais, além da troca de experiência para, com base no passado e no presente, planejar o futuro dos bombeiros no Brasil.

Cenário econômico

Durante o evento, o governador ressaltou o momento atual de transformação da economia, as mudanças necessárias para futuro do país e as estratégias adotadas contra o cenário de crise, como por exemplo, a decisão de não aumentar impostos em Santa Catarina para manter a competitividade do estado. Colombo ainda reforçou a necessidade de fortalecer o relacionamento com a população para debater o melhor caminho a seguir.

“A situação atual é de desafios e, ao mesmo tempo, de oportunidades para corrigir e resolver problemas. Não precisamos de um líder, precisamos de muitos líderes em todos os segmentos para construir o país do futuro. Não temos que ter medo de enfrentar os desafios”, finalizou o governador.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança